Pesquisadores descobrem fóssil de réptil de 90 mi de anos em Minas Gerais

1 ago 2014 - 18h11

Pesquisadores de Minas Gerais anunciaram nesta sexta-feira a descoberta de um fóssil que possivelmente pertence a uma nova espécie de crocodilo que habitou há 90 milhões de anos o que hoje é a região Sudeste.

"Estamos falando de camadas geológicas de 90 milhões de anos, do período Cretáceo Superior", disse à Agência Efe um dos chefes da equipe de pesquisa, o geólogo Luiz Carlos Ribeiro.

O trabalho foi feito por geólogos, paleontólogos e técnicos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), de Uberaba e, segundo Ribeiro, a descoberta foi realizada há duas semanas, em Campina Verde.

"Tudo indica, embora falte a comprovação indubitável, que se trata de uma nova espécie para a ciência de crocodiliforme baurusuquídeo, já que apresenta características diferentes dos crocodilos já conhecidos", explicou o geólogo.

Os pesquisadores encontraram na região, onde entre 65 milhões e 90 milhões de anos atrás havia rios e lagos, o crânio completo do animal, duas vértebras e quatro ovos. De acordo com Ribeiro, o réptil devia medir quatro metros de comprimento.