PUBLICIDADE

Nova espécie de peixe é encontrada a 4,2 km no fundo do mar

Com nova expedição, informações sobre o oceano já passam de um Monte Everest de profundidade, dizem pesquisadores ingleses

12 fev 2013 - 12h36
(atualizado às 12h38)
Compartilhar
Exibir comentários
Pesquisadores posam para foto com as novas espécies descobertas na Nova Zelândia
Pesquisadores posam para foto com as novas espécies descobertas na Nova Zelândia
Foto: NIWA / Reprodução

Pesquisadores da universidade britânica de Aberdeen descobriram uma nova espécie de peixe no norte da Nova Zelândia. O animal foi encontrado a 4,25 quilômetros do nível do mar.

As buscas foram realizadas entre 1 km e 6,5 km da superfície, e resultaram em várias descobertas. Entre elas está o peixe da família Zoarcidae, que ainda não recebeu um nome científico.

No estudo foram usadas sondas com câmeras capazes de suportar grandes profundidades, além de iscas para atrair os animais.

A expedição de pesquisa - que envolveu cientistas da universidade de Aberdeen, de um museu da Nova Zelândia e de um instituto de pesquisas marinhas do mesmo país - explorou águas profundas, abaixo da linha em que a luz chega, em um dos lugares de maior profundidade do mundo, podendo chegar a 10 quilômetros abaixo do nível do mar.

O líder da viagem, o pesquisador Alan Jamieson, disse que "nunca se está bem certo do que se vai encontrar nesass expedições a territórios desconhecidos".

<p>Detalhe de um dos peixes descobertos, em profundidades entre 1 km a 6 km no oceano</p>
Detalhe de um dos peixes descobertos, em profundidades entre 1 km a 6 km no oceano
Foto: NIWA / Reprodução

"Nosso objetivo era descobrir mais sobre os peixes das profundezas e estamos felizes com nossas descobertas", completou Jamieson.

O volume de dados descobertos na última expedição, diz Jamieson, somado ao que já se tinha apurado de águas profundas, faz com que se tenha pesquisado mais em profundidade do que a altura do monte Everest. 

As novas espécies farão agora parte do Museu da Nova Zelândia/Te Papa Tongarewa.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade