PUBLICIDADE

Maior abelha do mundo tem mel valioso no Nepal

4 jun 2012 - 05h26
(atualizado às 09h57)
Publicidade

O povo Rai, do Nepal, arrisca sua vida para coletar mel da Apis laboriosa, a maior abelha do mundo. O fotógrafo francês Eric Tourneret explica que o mel é um dos mais valiosos que existem e, por este motivo, não é vendido. Os nepaleses acreditam que nele existem propriedades terapêuticas, apesar de também ter poder tóxico, e dividem o produto entre os vilarejos da região.

O mel da Apis laboriosa é um dos mais valiosos que existem
O mel da Apis laboriosa é um dos mais valiosos que existem
Foto: BBC Brasil

Para coletar o valioso mel, homens escalam alturas de mais de 70 m sem sofisticados equipamentos de segurança na tentativa de chegar à abelha himalaia.

"É um trabalho muito perigoso e muitos já morreram executando-o", diz o fotógrafo, que acompanhou os Rai em uma jornada no vale Bung, no nordeste do Nepal. Enquanto um dos homens sobe para derrubar a colmeia com uma vara - segurando-se apenas na escada de bambu -, os outros ficam no chão para coletá-la.

"Apesar de ser uma atividade perigosa, nenhum dos homens parece intimidado em subir (a escada); foram ensinados por seus pais e seus avós", diz o fotógrafo. A prática, porém, torna-se cada vez mais rara à medida que as abelhas se aproximam da extinção.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Publicidade