PUBLICIDADE

Justiça suspende turismo de observação de baleias em SC

17 mai 2013 - 10h56
(atualizado às 11h22)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Imagem de 2011</p>
Imagem de 2011
Foto: Fabricio Escandiuzzi / Especial para Terra

A Justiça Federal suspendeu por tempo indeterminado o turismo de observação de baleias-franca no litoral de Santa Catarina. A decisão da juíza Daniela Tocchetto Cavalheiro foi motivada por suposta "falta de estrutura de organismos federais para garantir monitoramento e fiscalização" da atividade, o que colocaria em risco a espécie, que está ameaçada de extinção. A atividade começa habitualmente no mês de julho e se estende até meados de setembro, principalmente nas cidades de Laguna, Imbituba e Garopaba.

A ação foi movida pelo Instituto Sea Shepherd Brasil - Guardiões do Mar contra o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A ONG argumentou não existir nenhum estudo de impacto ambiental na Área de Preservação Ambiental (APA) da Baleia Franca. Na liminar, a Justiça concordou com os argumentos e exigiu que o governo estipule "critérios seguros e fiscalização" de embarcações usadas nessa modalidade de turismo.

Em imagens de 2011, baleias se aproximam da costa em Santa Catarina
Em imagens de 2011, baleias se aproximam da costa em Santa Catarina
Foto: Fabricio Escandiuzzi / Especial para Terra

A direção da APA da Baleia Franca informou que as embarcações envolvidas no turismo de observação são vistoriadas e que os funcionários das empresas operadoras da atividade passam por treinamentos para se habilitarem a atuar na região. O órgão pretende recorrer da decisão.

A região sul de Santa Catarina é uma das mais procuradas no Estado durante o verão. No inverno, as baleias acabam se transformando na principal atração dos municípios. Apenas em 2012, cerca de quatro mil visitantes realizaram o turismo de observação em barcos.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade