PUBLICIDADE

Fotógrafo amador registra rara cobra de 2 cabeças na Grã-Bretanha

Segundo especialista, este é provavelmente o primeiro registro de uma víbora de duas cabeças no país

2 out 2013 - 10h55
(atualizado às 13h04)
Compartilhar
Exibir comentários
Gordon Crook só confirmou que se tratava de víbora de duas cabeças após rever a foto no computador
Gordon Crook só confirmou que se tratava de víbora de duas cabeças após rever a foto no computador
Foto: Gordon Crook / Divulgação

Um fotógrafo amador britânico conseguiu registrar com sua câmera uma imagem rara de uma víbora de duas cabeças. Gordon Crook, do condado de North Yorkshire, no centro da Grã-Bretanha, diz ter notado a cobra enquanto fazia uma caminhada pela região, mas que somente depois de analisar a foto teve a certeza do que se tratava.

"Num primeiro momento, pensei que era um reflexo ou uma dupla exposição", conta. "Depois descarreguei a foto no computador e vi que era bem evidente que ela tinha duas cabeças", disse.

John Williamson, gerente de programa da ONG Amphibian and Reptile Conservation Trust (Fundação para Conservação de Anfíbios e Répteis, em tradução livre), ficou surpreso em ver a foto do animal, que descreveu como um par de jovens cobras gêmeas xifópagas.

Ele explicou que provavelmente durante o desenvolvimento o ovo fertilizado começou a se separar, mas por alguma razão esse processo foi interrompido. A sobrevivência de um animal nessas condições muito além da incubação é rara, segundo ele.

Outro especialista, John Baker, membro da British Herpetological Society (Sociedade Britânica de Herpetologia) concorda: "É uma coisa muito pouco usual, uma descoberta rara. Não tenho conhecimento de nenhuma outra víbora de duas cabeças registrada antes na Grã-Bretanha".

Pela 1ª vez, cobra é registrada devorando bugio; veja animais "gulosos"

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade