PUBLICIDADE

Estudo: insetos possuem personalidades individuais

8 set 2010 - 13h04
(atualizado às 13h10)
Compartilhar

Estudo do grupo de Pesquisas Ecológicas da Universidade de Debrecen, Hungria, diz que cada inseto possui personalidade própria. O objetivo do estudo em longo prazo é entender como funciona a personalidade individual em cada organismo de cada espécie, segundo informações do site do Discovery News.

Predadores são atraídos pelo tom alaranjado do ovo da borboleta Heliconius charithonia, sem perceber que ele contém várias substâncias venenosas
Predadores são atraídos pelo tom alaranjado do ovo da borboleta Heliconius charithonia, sem perceber que ele contém várias substâncias venenosas
Foto: ©Martin Oeggerli/National Geographic / BBC Brasil

O estudo diz que a personalidade no mundo animal é comparável à dos humanos. "Há insetos bravos, corajosos. Por exemplo, para definir um corajoso, pode-se estudar com que velocidade ele sai de seu refúgio após um alerta de perigo", diz Eniko Gyuris, líder da equipe da universidade, ao Discovery.

Os insetos utilizados na pesquisa foram coletados em florestas próximas a Debrecen, cidade húngara. Cada um foi colocado em diferentes situações, para testar suas reações e entender a personalidade individual.

Gyuris acredita que "a única possibilidade de exceção, de personalidades idênticas, são nos casos de organismos que vivem em habitat específico por muito tempo, como uma caverna, porque não aprendem a reagir de formas diferentes por falta de ações variadas".

Foi descoberto que fêmeas tendem a ter reações mais extremas. Já machos mais agressivos são também mais ativos, e não veem muito perigo quando ameaçados por predadores.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade