Estudo indica que macacos podem sincronizar movimentos

28 jan 2013 - 08h13
Exibir comentários

Um estudo feito no Japão e divulgado nesta segunda-feira é o primeiro a demonstrar que outros primatas, além do ser humano, conseguem modificar os movimentos do seu corpo para ficar em harmonia com outro membros. Na nossa espécie, isso acontece quando inconscientemente ajustamos nosso passo ao caminhar com alguém, ou quando batemos palmas em uníssono em um show.

Os pesquisadores do instituto japonês Riken afirmam na publicação especializada Scientific Reports que essa descoberta pode ajudar em estudos de disfunções de comportamento em humanos, como diversas formas de autismo, ecopraxia e ecolalia - quando pacientes incontrolavelmente imitam outras pessoas.

O grupo de cientistas fez um experimento no qual pares de macacos-japoneses (Macaca fuscata) sincronizavam o movimento simples de apertar um botão. Primeiramente, os primatas foram treinados para apertar o botão com uma mão. Em um segundo momento, dois animais eram colocados fazendo a tarefa, mas um de frente para o outro. Depois, o segundo passo foi repetido, mas desta vez com vídeos que mostravam outros macacos apertando o botão a diferentes velocidades. Em um último momento, os animais repetiram a tarefa, mas sem ver um ao outro.

O experimento mostrou que os primatas modificavam seu movimento - ao aumentar ou diminuir o ritmo - para se ajustar ao companheiro, seja o real ou o que aparecia na gravação de vídeo. Os cientistas afirmam que não há a possibilidade de os animais terem aprendido esse comportamento durante o experimento - estudos anteriores já indicavam a dificuldade de macacos aprenderem a se sincronizar intencionalmente.

"As razões pelas quais os macacos mostram esse comportamento não estão claras. Pode ser um aspecto vital para o comportamento social adaptativo, importante para a sobrevivência na natureza", afirma o artigo dos pesquisadores.