PUBLICIDADE

Escócia: após 400 anos, castores voltam a nascer na natureza

13 ago 2010 - 17h49
Compartilhar

Em maio de 2009, organizações de defesa da vida animal britânicas soltaram castores em uma antiga, inabitada floresta na península de Kintyre, na Escócia. Nesta sexta-feira, os pesquisadores anunciaram que, no mês passado, dois filhotes nasceram, os primeiros em 400 anos na Grã-Bretanha. As informações são do site do jornal The Guardian.

Filhote foi visto quando passeava com a família. Animal havia sido extinto da Grã-Bretanha
Filhote foi visto quando passeava com a família. Animal havia sido extinto da Grã-Bretanha
Foto: Divulgação

Os ambientalistas escoceses foram pioneiros no Reino Unido para a reintrodução do animal na natureza, após ele ser caçado por séculos por causa de sua pele e óleo e acabar extinto na região. As organizações apresentaram imagens de apenas um dos filhotes, mas afirmam que outro também nasceu na região.

Segundo a reportagem, o primeiro filhote foi visto por Christian Robstad, oficial de campo da Sociedade Zoológica Real da Escócia. "Ele apareceu durante um 'passeio de família' com seus pais e a irmã mais velha próxima a ele para oferecer proteção", diz à reportagem. "Ele chegou à beira do lago e chamou pela família por segurança enquanto começava a aprender a acumular comida".

O experimento na Escócia é acompanhando por especialistas do sul da Inglaterra e do País de Gales, onde projetos de reintrodução de castores na natureza também são estudados. Contudo, o trabalho escocês teve seus problemas. Seis dos castores selvagens, que foram levados da Noruega até a ilha, morreram ou não puderam ser libertados.

Os especialistas acabaram por soltar 11 animais, sendo que uma família com três membros desapareceu, o que trouxe de volta o medo da ação de caçadores. Um novo par de animais foi libertado em maio.

"Receber a confirmação da presença de pelo menos dois novos filhotes neste ano em Knapdale (região onde ocorre o projeto) é um fantástico passo, assim nós podemos começar a ver como uma pequena população reintroduzida começa naturalmente a estabelecer-se na vida selvagem", diz Simon Jones, diretor do projeto, à reportagem.

"Todas as famílias construíram sua própria toca e uma família teve sucesso em construir sua própria represa para acessar melhores fontes de comida. Isto criou uma magnífica nova área de terra úmida, na qual a vida selvagem está florescendo", diz o pesquisador.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade