PUBLICIDADE

Descoberta nova espécie de rã que vive na altitude de Cusco

16 out 2015 - 11h43
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: EFE

Uma nova espécie de rã foi descoberta nos últimos dias, segundo informações do Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas (Sernamp), no Peru. O animal habita o Santuário Nacional Megantoni, na região de Cusco, sul do país

A espécie descoberta foi batizada de Noblella madreselva e é caracterizada por ter a pele dorsal lisa com verrugas verdes espalhadas pelo corpo e principalmente na barriga. Ela se camufla em seu habitat graças à sua cor marrom e tem entre seus traços característicos uma cabeça coberta por um tipo de máscara marrom escura e a cor branca no peito a na barriga.

A rã vive entre os 3.506 e 3.651 metros de altitude na região de terras húmidas e na montanha das encostas amazônicas da Cordilheira dos Andes. A descoberta foi feita quando pesquisadores da Universidade Nacional de San Agustín, na região de Arequipa, relizavam um controle biológico de rotina na reserva natural.

Foto: EFE

O nome de batismo usado na rã faz referência às iniciativas ambientalistas locais para a proteção do ecossistema da região. Os zoólogos responsáveis pela descoberta temem que o pequeno anfíbio corra perigo de extinção, já que mede a metade de um dedo humano e habita um território muito reduzido junto a outras espécies, como também o menor tipo de rã que habita a região dos Andes, a Noblella pygmea.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade