Cientistas descobrem 1º ser conhecido com "face moderna"

25 set 2013 - 14h00
Exibir comentários

Cientistas descobriram na China o fóssil do mais antigo ser vivo conhecido a ter "o que reconhecemos como uma face, com maxilar e mandíbula, assim como na nossa face humana", afirma ao Terra o pesquisador Min Zhu, da Academia de Ciências da China. Segundo os paleontólogos, a descoberta do peixe que viveu há 419 milhões de anos pode mudar a forma como vemos a evolução dessas características. A pesquisa foi divulgada nesta quarta-feira na revista especializada Nature.

Imagem mostra como seria o <i>Entelognathus</i> e, no detalhe, o fóssil descoberto
Imagem mostra como seria o Entelognathus e, no detalhe, o fóssil descoberto
Foto: Brian Choo / Divulgação

O surgimento da mandíbula foi uma importante evolução e até hoje está presente na grande maioria dos vertebrados. Contudo, há uma grande "falha" entre o surgimento dos animais com e dos sem esse componente da face e outras estruturas relacionadas a ele. Uma hipótese com grande aceitação dos pesquisadores é de que o ancestral comum a esses animais surgiu tardiamente na história evolutiva e seria um peixe parecido com um tubarão. Contudo, a nova descoberta coloca o surgimento da "face" em um tipo de ser que não existe mais: os peixes placodermos.

"O Entelognathus (primordialis, como foi nomeado) é um placodermo, um grupo extinto de peixes primitivos 'blindados'. Todos os outros placodermos descobertos até esse ponto tinham maxilares e face primitivos, com as outras superfícies compostas apenas de alguns largos ossos e faltando ossos maxilares marginais. Esses placodermos, não contando o Entelognathus, representam criaturas sem uma face óssea moderna, que tem maxilar e mandíbula", diz o cientista.

"A mandíbula humana está muito diretamente ligada à mandíbula deste peixe, e é isso que deixa ele tão interessante. A evidência da anatomia deste fóssil indica fortemente que os ossos que compõem a bochecha e a mandíbula do Entelognathus são essencialmente os mesmos encontrados nos vertebrados ósseos modernos, incluindo humanos."

Ancestral comum

Os tubarões são seres muito primitivos. Eles já aterrorizavam os mares antes mesmo do surgimento das árvores, por exemplo. Por causa disso, muitos cientistas acreditavam que animais parecidos com os tubarões foram os primeiros a terem diversas evoluções que hoje são comuns nos vertebrados - como em relação a dentes, crânio e a própria mandíbula. Contudo, a descoberta na China pode mudar esse cenário e colocar os peixes "blindados" como os primeiros com essas características.

"O Entelognathus é provavelmente o parente imediato do ancestral comum dos chondrichthyans (peixes cartilaginosos) e dos osteichthyans (peixes ósseos). Em outras palavras, o ancestral comum dos vertebrados modernos com mandíbula, inclusive tubarões, deveriam ter grandes placas dérmicas cobrindo a caixa craniana."