PUBLICIDADE

Chimpanzés são "assassinos natos", diz estudo americano

Uma nova pesquisa revelou que os primatas são guerreiros e que, junto dos humanos, são os únicos capazes de violência contra semelhantes

18 set 2014 - 14h00
(atualizado às 14h00)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Chimpanzés são animais violentos e capazes de matar seus semelhantes</p>
Chimpanzés são animais violentos e capazes de matar seus semelhantes
Foto: Matt Blyth / Getty Images

Não é só o homem que entra em guerra: os chimpanzés também são animais que comentem violência contra seus semelhantes, sendo capazes de matá-los. Pesquisas recentes feitas com os primatas descobriram que o sexo masculino entre os macacos também é mais violento, assim como em humanos. As informações são do Daily Mail.

O novo estudo, realizado por um grupo de 30 cientistas da Universidade de Minnesota com 18 chimpanzés e bonobos (ou chimpanzé-pigmeu), conseguiu demonstrar que a violência entre estas espécies não é um reflexo ou uma influência humana, como alguns acreditavam, mas, sim, vem acompanhando ao longo das gerações. A ciência já apontou que a guerra/briga acontece entre uma mesma espécie para obter vantagens, como comida e sexo, e que, portanto, fazem parte da evolução natural. 

Segundo os cientistas, entre todos os animais do mundo, apenas homens e chimpanzés são assassinos e competem com sua própria espécie. Além disso, foi descoberta uma morte entre quatro comunidades do bonobo, enquanto entre as comunidades dos outros primatas tiveram 152 casos em 15 comunidades.

Michael Wilson, da Universidade de Minnesota, que estudou os chimpanzés das florestas do Congo por 14 anos, acredita que a pesquisa pode nos ajudar a entender a questão da violência e da guerra também entre seres humanos. “Esta é uma importante descoberta. Se nós estamos usando os chimpanzés como um modelo para a compreensão da violência humana, precisamos saber o que realmente faz com que os chimpanzés sejam violentos”, afirmou.

Dr. Morgan acrescentou que as comunidades de chimpanzés selvagens são divididas em duas grandes categorias, dependendo se eles têm contato com humanos ou se vivem em ambientes perturbados.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade