0

Cães podem perceber quando pessoas estão os enganando

Pesquisa defende que os cães são capazes de fazer inferências sobre a confiabilidade de uma pessoa com base na experiência

27 fev 2015
12h03
atualizado às 12h06
  • separator
  • comentários

Você acha o máximo quando seu cachorro toma uma atitude inteligente – como obedecer a seus comandos? Pois, acredite, ele é muito mais esperto do que você imagina: segundo um novo estudo feito na Universidade de Kyoto, no Japão, os cães são perceptivos aos nossos comandos falsos e verdadeiros e, mais do que isso, decidem o quão confiável é alguém, ajustando seu comportamento em conformidade. As informações são do IFL Science.

<p>Cães percebem que são "enganados" e tentam não seguir gestos de comandos errados anteriormente, segundo estudo</p>
Cães percebem que são "enganados" e tentam não seguir gestos de comandos errados anteriormente, segundo estudo
Foto: IFL Science / Reprodução

Usando experiências com 34 donos e cães - que tinham de seguir comandos verdadeiros e falsos em diferentes fases da pesquisa -, os cientistas perceberam que os animais são particularmente sensíveis às mentiras e, depois que são enganados, tentam agir de maneira diferente numa próxima vez.

Assim, o pensamento de que eles reagem aos nossos comandos e seguem facilmente nossos dedos automaticamente, que tínhamos até agora, pode cair por terra. As evidências encontradas mostram que os cães se lembram de mentiras anteriores sobre alguma coisa e, muitas vezes, lutam para não seguir esses gestos.

Sapato da dona vira ossinho de cachorro

Além disso, a pesquisa defende que os cães são capazes de fazer inferências sobre a confiabilidade de uma pessoa com base na experiência, e pode usar isso para mudar seu comportamento e prever o que alguém vai fazer em situações futuras.

“Os cães têm inteligência social mais sofisticada do que pensávamos”, afirmou o principal autor do estudo, Akiko Takaoka. “Essa inteligência social evoluiu seletivamente em sua história longa de convivência com os seres humanos”.

O que não ficou muito claro, no entanto, é como os cães avaliam esses gestos humanos e usam essa confiabilidade percebida para ajustar seu comportamento.

Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade