PUBLICIDADE

Bebê canguru-arborícola sobrevive no bolso de um wallaby

30 jun 2015 - 19h45
Compartilhar
Exibir comentários

Um bebê canguru-arborícola separado de sua mãe sobreviveu ao ser amamentado por uma canguru wallaby no zoológico de Adelaide, na Austrália, um fato inédito para estas duas espécies distantes de marsupiais - informaram nesta terça-feira seus cuidadores.

O pequeno canguru tinha apenas cinco semanas de idade quando sua mãe morreu após a queda de um galho em novembro passado.

Os veterinários, em seguida, tentaram o que já tinham conseguido anteriormente com diferentes subespécies de wallabies: confiar o órfão a uma mãe de leite.

Em uma operação delicada, eles colocaram o bebê do sexo masculino, Makaia, no bolso de uma wallaby fêmea amarela ('Petrogale xanthopus'). Ela então amamentou alternadamente seu filhote e seu canguru adotivo.

"Nós ficamos muito emocionados de ver que o bebê sobreviveu ao período crítico das primeiras 24 horas", explicou a responsável pelos recém-nascidos do zoo, Gayl Males.

O pequeno Makaia viveu três meses e meio no bolso da mamãe wallaby. Depois, os cuidadores ficaram mais tranquilos.

Os cangurus de Goodfellow (Dendrolagus goodfellowi) vivem na floresta tropical da Nova-Guiné. Eles são classificados como espécie em perigo pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN).

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade