PUBLICIDADE

Banhistas europeus podem ser atacados por focas "assassinas"

Especialistas alertaram sobre perigo de ataques depois de vários botos serem mutilados e mortos

26 nov 2014 - 11h09
Compartilhar
Exibir comentários
Depois de ataques a botos, as focas cinzentas podem começar a atacar humanos
Depois de ataques a botos, as focas cinzentas podem começar a atacar humanos
Foto: Daily Mail / Reprodução

Banhistas europeus devem ter cuidado ao frequentar as praias do Mar do Norte, segundo alertaram especialistas. Isso porque existe um risco de ataques de focas “assassinas” depois de carcaças de botos aparecerem mutilados nos países do Reino Unido e na Holanda. As informações são do Daily Mail.

As focas cinzentas possuem uma dieta carnívora, basicamente à base de peixe e nunca antes houve relatos sobre a ingestão de golfinhos e botos por esses animais. Porém, depois de uma análise do DNA em autópsias das carcaças encontradas nas últimas semanas, foi descoberto um “lado negro” das focas que, agarram as vítimas com o bico e arrancam a pele e gordura, ricas em calorias.

Fotografias dos botos mortos mostram pedaços de pele, gordura e músculo arrancados, perfurações na cabeça e mandíbulas quebradas, revelando a ferocidade dos ataques. Ainda segundo biólogos holandeses do Instituto de Pesquisas de Ecossistemas Marinhos, ao observar as vítimas dos ataques, foram encontradas hemorragias agudas que indicam que os ferimentos foram feitos durante a vida. Além disso, os cientistas acreditam que esse tipo de ataque pode ter sido causado por um comportamento aprendido em redes de pesca – quando golfinhos ficavam presos e se morriam, sendo comidos posteriormente.

A primeira vítima desta espécie da foca cinzenta foi encontrada em 2003, mas não há informações precisas e os cientistas não sabem afirmar com certeza quando ou por que o comportamento ocorreu pela primeira vez.

“Muitos dos botos mutilados foram encontrados nas praias holandesas usadas com frequência por banhistas e surfistas e, ao que tudo indica, não há motivos para que os humanos não sejam atacados também pelas focas cinzentas”, disse o biólogo marinho holandês, Mardik Leopold. 

O boto tem pouco mais de seis metros de comprimento e não está sob ameaça de extinção. Há cerca de 350 mil vivendo no Mar do Norte, o que significa metade da população do mundo. Já as focas, é calculado que haja mais de 180 mil  em território do Reino Unido, com quase 90% nas praias escocesas.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade