PUBLICIDADE

Baleia franca e filhote chamam a atenção em praia de Florianópolis

15 ago 2013 - 18h50
(atualizado às 18h50)
Compartilhar
Exibir comentários
Baleias são comuns nesta época na ilha
Baleias são comuns nesta época na ilha
Foto: Fabricio Escandiuzzi / Especial para Terra

Uma baleia-franca acompanhada de seu filhote chamou a atenção de muitos curiosos na tarde desta quinta-feira em Florianópolis. As baleias surgiram no Morro das Pedras e permaneceram por horas próximas a costa. A presença dos animais, comuns nessa época do ano, atraiu muita gente. Muitos motoristas que passavam pela rodovia que passa ao lado da praia não se contiveram e pararam para fotografar os cetáceos.

Desta vez, entretanto, as duas permaneceram quietas por longos períodos e raramente mostraram as nadadeiras, momento mais aguardado pelos moradores locais. No final da tarde, os animais se distanciaram um pouco mais da praia, localizada na região sul de Florianópolis.

As baleias são vistas com frequência nesta época do ano na costa de Santa Catarina. O Projeto Baleia Franca já registrou a presença de 40 baleias no primeiro sobrevoo entre o litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, realizado no início de agosto.

Das 40 avistadas, 15 eram filhotes. As baleias franca procuram as águas do sul do Brasil para reprodução e também para amamentarem seus filhotes nas primeiras semanas de vida.

No primeiro sobrevoo, os especialistas localizaram uma baleia de cerca de 40 anos de idade, que já teve sete filhotes em águas brasileiras.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade