PUBLICIDADE

Baleia é desencalhada após mais de 36h presa na Austrália

10 jul 2014 - 04h57
(atualizado às 05h20)
Compartilhar
Exibir comentários
Baleia ficou encalhada por quase dois dias em praia australiana
Baleia ficou encalhada por quase dois dias em praia australiana
Foto: Jason O'Brien / Reuters

Depois de várias tentativas, uma grande força-tarefa conseguiu desencalhar uma baleia jubarte na manhã desta quinta-feira de uma praia no leste da Austrália. O animal estava preso desde a noite de terça-feira.

Especialistas do parque Sea World e autoridades ambientais trabalharam em conjunto para liberar a baleia de Palm Beach, na cidade de Gold Coast, por volta de 8h15 desta quinta. Seu progresso rumo ao alto mar será monitorado.

“Nós estamos cautelosamente otimistas, porque a baleia estará exausta. Ela ficou fora da água por 36 horas”, disse Tacha Mulligan, supervisor do Sea World. “Nós ainda não sabemos o porquê o animal encalhou, mas nós estaremos monitorando”, acrescentou. Estima-se que a jubarte tenha entre 15 e 20 toneladas.

O incidente, no entanto, pode render problemas com a polícia para um grupo de amadores que tentou resgatar a baleia durante a noite. Apesar da orientação de não tocar no animal, várias pessoas entraram na água em uma tentativa desesperada de libertar a jubarte da areia.

Des Lacy, superintendente de Gold Coast, disse que não foi um "ato inteligente" e que deixou o animal estressado. "Nós vimos um grupo de pessoas que acreditou estar ajudando a baleia, foi o contrário das recomendações das autoridades" que estavam lidando com o caso e com a segurança da jubarte.

O prefeito Tom Tate segui a mesma linha, e afirmou que essas pessoas "de bom coração" deveriam ter seguido as ordens das autoridades.

Animal foi libertado depois de várias tentativas
Animal foi libertado depois de várias tentativas
Foto: Jason O'Brien / Reuters

Com informações dos jornais The Sydney Morning Herald e Gold Coast Bulletin

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade