PUBLICIDADE

Aranha-pavão usa cores do corpo para atrair fêmeas

Cores no abdômen do animal parecem formar um 'rosto sorridente'

20 mar 2013 - 14h38
(atualizado às 14h38)
Compartilhar
Exibir comentários

Estas minúsculas aranhas podem parecer prestes a atacar, mas o ato de mostrar seu corpo colorido faz parte, na verdade, de um ritual de acasalamento. Assim como os pavões, que dão aos animais da espécie Maratus volans seu nome popular, os machos exibem seus atributos coloridos como forma de atrair as fêmeas. No caso da aranha registrada na imagem, a exibição tem ainda uma característica bastante particular - pelo menos para os humanos: as cores distribuídas em seu abdômen lembram um rosto sorridente.

Os adultos dessa espécie crescem, no máximo, até cerca de 5 milímetros. Quando um macho sente a presença de uma fêmea, começa um ritual de acasalamento que consiste em levantar as patas e mostrar o estômago em uma sequência que se assemelha a uma coreografia de dança. A fêmea estuda com cuidado as cores, vibrações e movimentos do macho para ter certeza de que o pretendente é saudável e pertencente à espécie correta.

Depois de acasalar, a criatura repete a dança com tantas fêmeas quanto conseguir encontrar - e aranhas do gênero Maratus podem ter diversos parceiros ao mesmo tempo. Existem 20 espécies conhecidas de aranhas-pavão vivendo na Austrália, porém elas são raras e difíceis de encontrar; por isso, apenas oito espécies foram formalmente identificadas até hoje. Quando as descobriu, no século 19, o zoólogo Octavius Pickard-Cambridge afirmou: "é difícil descrever adequadamente a grande beleza das cores desta aranha".

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade