PUBLICIDADE

Após denúncia, histórico zoológico de Buenos Aires tem futuro incerto

19 jul 2012 - 10h15
(atualizado às 13h23)
Compartilhar

O zoológico de Buenos Aires, catalogado como patrimônio histórico nacional por sua arquitetura vitoriana, tem futuro incerto após a tentativa do governo da capital argentina de licitá-lo, frustrada no último momento pela oposição nos tribunais. Situado no bairro de Palermo, o zoo, que abriu as portas em 1875, ocupa 18 hectares e abriga cerca de dois mil animais de 73 espécies.

A instituição ocupa 18 hectares e abriga cerca de dois mil animais de 73 espécies
A instituição ocupa 18 hectares e abriga cerca de dois mil animais de 73 espécies
Foto: EFE

Um passeio por suas instalações é como uma viagem no tempo: pelas grades de um aviário de inspiração andaluza veem-se macacos, enquanto os três elefantes entram e saem de seu templo hindu e passeiam aborrecidos pelo pequeno espaço disponibilizado.

Privatizada nos anos 90, sob o governo do ex-presidente Carlos Menem, nos últimos anos a instituição recebeu críticas pela situação dos animais e agora é alvo de uma batalha política pela decisão do prefeito, Mauricio Macri, de licitar sua gestão.

Um relatório da Auditoria Geral de Buenos Aires denunciou que entre 1990 e 2008 foram perdidas 31 espécies de mamíferos e 72 espécies de aves, que representavam 23% e 55%, respectivamente, das espécies do zoológico.

O atual diretor do espaço, o ecologista Claudio Bertonatti, que ocupa o cargo há seis meses, confirma os dados, mas minimiza a importância dos números: "Muita gente acredita que quanto mais espécies um zoo tiver, melhor será, mas é um erro. Nós poderíamos aumentar o número de espécies se aceitássemos todos os animais que foram recuperados em apreensões, mas não o fazemos porque chegam muito maltratados e seria contraproducente", contou.

Bertonatti alegou que se sente "orgulhoso" que nos últimos anos tenham sido "devolvidos à natureza" cerca de 400 animais, entre eles "107 condores andinos que agora voam livres por vários países da América Latina". Para o diretor, o zoo deve ser transformado "de um centro de entretenimento a um espaço de preservação com quatro objetivos: preservar, educar, pesquisar e, por último, entreter". Para ele, o melhor modelo é o zoológico do Bronx, já que acredita que o ideal seria que, como em Nova York, os animais vivessem em "condições de semiliberdade", embora admita que a instituição americana possui um espaço seis vezes maior que os 18 hectares "não ampliáveis" do zoo de Buenos Aires.

Enquanto os ecologistas se preocupam com a melhora das instalações e o bem-estar dos animais, os políticos portenhos se enfrentam em uma batalha legal sobre o futuro da instituição. A juíza Elena Liberatori aceitou o apoio oferecido pelo legislador opositor Adrián Camps e suspendeu a licitação pública defendida pelo governo da cidade pela condição do espaço e "a especial proteção de categoria constitucional e legal à qual ele está sujeito".

Elena sentenciou que qualquer futura concessão do zoológico deve ser aprovada pela legislação, mas a diretora da Direção Geral de Concessões de Buenos Aires, Silvia Imas, afirmou que apelarão da sentença porque consideram que a licitação "é a melhor forma de regularizar uma concessão vencida e ter cinco anos para repensar como será o zoológico do futuro".

Camps, membro do Partido Socialista Autêntico, recebeu com euforia a decisão judicial e ressaltou que "o zoo é uma raridade internacional, porque conserva as construções vitorianas originais, ao contrário do de Londres, onde muito foi destruído durante a Segunda Guerra Mundial, e sua gestão deve ser pública". O político declarou que espera que agora "se abra um debate sobre o futuro do zoológico e sua concepção", já que, em sua opinião, a ideia de lugar "para exibir animais em cativeiro, enjaulados, já não é aceitável".

Tanto o diretor do espaço quanto Camps lamentam que a folha de licitação exija que 85% dos fundos sejam destinados à restauração dos prédios históricos e só 15% para melhorar a oferta de conservação e a função educativa. Silvia nega esses dados, mas reconhece que a exigência para a restauração é muito maior "porque são prédios históricos e estão muito deteriorados".

À espera que a batalha política termine, o zoológico continua sua lenta transformação, e inaugurou recentemente um aviário com aves recuperadas do tráfico de animais, visando à conscientização.

EFE   
Compartilhar
Publicidade