PUBLICIDADE

Animais de zoo ganham 'picolés' para espantar o calor no Rio

29 jan 2011 10h50
| atualizado às 11h07
Publicidade

O Jardim Zoológico do Rio de Janeiro está oferecendo aos animais um "superpicolé" da pura fruta para driblar os dias quentes deste verão. O maior preparado é o do urso, um balde de 20 l. No zoo, além dos superpicolés, os animais enfrentam a onda de calor até com ar condicionado.

O urso se refresca com um 'picolé' de frutas num forte dia de calor
O urso se refresca com um 'picolé' de frutas num forte dia de calor
Foto: Fabio Gonçalves / O Dia

É o caso de seis pinguins hospedados em recinto climatizado. Eles ainda podem sair por uma porta emborrachada - que veda a entrada do ar quente - e dar um mergulho no lago. As podas das árvores já haviam sido restritas no Jardim Zoológico antes do início do verão para aumentar a área de sombra no período mais quente.

Conforme o calor aumenta, cresce também a gula dos bichos no Jardim Zoológico. "O momento do picolé é o mais aguardado. Servimos até três vezes ao dia", disse o biólogo Anderson Mendes. O picolé é preparado sem adição de açúcar ou corantes. O picolé dos ursos é uma salada de frutas - com pedaços de melancia, melão, mamão e caqui. "A gente olha e fica com vontade", disse o estudante Gabriel do Nascimento Carvalho, 10 anos. Segundo o biólogo, a "guloseima" contribui para manter a hidratação, desenvolver a musculatura e distrair os animais.

Fonte: O Dia
Publicidade