PUBLICIDADE

Abelhas escolhem nova casa de forma democrática, diz estudo

30 set 2010 - 12h46
Compartilhar

Quando abelhas produtoras de mel procuram por uma nova casa, escolhem o melhor lugar por meio de um processo democrático, segundo pesquisa de Thomas Seeley, biólogo da Universidade de Cornell, Estados Unidos. As informações são do site ScienceDaily.

Abelhas possuem método democrático para escolha de nova casa, diz estudo
Abelhas possuem método democrático para escolha de nova casa, diz estudo
Foto: Getty Images

Quando uma colmeia está superlotada, dois terços das abelhas operárias e a abelha rainha deixam-na e passam a procurar um novo lar. Durante dias, milhares de abelhas procuram entre 10 a 20 potenciais locais para a abelha rainha morar. Cada lugar ganha uma apresentação em forma de dança feita pelas abelhas.

Segundo Seeley, em entrevista ao site, "a duração da dança depende da qualidade do lugar". Os melhores ganham danças mais elaboradas e longas. "As abelhas possuem habilidade de construção que as permite julgar a qualidade, e sempre são honestas. Se o lugar é ruim, não irá fazer grande propaganda", completou.

Os lugares mais populares são escolhidos quando as abelhas visitam os locais que lhes foram mostrados. O local mais visitado é o escolhido como melhor e será a nova casa.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade