PUBLICIDADE

Animais do oeste da África mudam seus hábitos devido à seca

Animais do oeste da África mudam seus hábitos

13 fev 2012 - 06h12
(atualizado às 08h46)
Compartilhar

Os humanos não são as únicas vítimas da falta de chuvas na última temporada de precipitações na faixa do Sahel, no oeste africano: a fauna de países como Burkina Fasso também está mudando seus hábitos em sua busca por água. "Notamos uma migração de animais fora de seu território no leste e nordeste (de Burkina Fasso). A escassez de água causou estas migrações antecipadas de elefantes e búfalos. Não será surpresa se os leopardos seguirem os leões e os búfalos", advertiu Urbain Belemsobgo, representante do Ministério da Fauna.

Aqui, Weiss - que também dirige a ONG conservacionista Wildize - capturou o bocejo de um leão em Maasai Mara, no Quênia
Aqui, Weiss - que também dirige a ONG conservacionista Wildize - capturou o bocejo de um leão em Maasai Mara, no Quênia
Foto: 2003 Eli Weiss/Wildize Foundation / BBC Brasil

Os búfalos estão há alguns meses rondando alguns povoados do leste do país em sua luta para beber água: "algumas vezes seguem o gado para encontrar o pasto", explica Arzouma Tindano, morador da localidade oriental de Bogandé. De acordo com Celestin Zida, funcionário do Ministério do Meio Ambiente no leste do país, "os leões abandonaram seu habitat e mataram os macacos da região". Além disso, Zida relata que "vários moradores reclamam que os animais selvagens destruíram seus celeiros".

Até o momento, a campanha feita por este ministério para a sensibilização com a fauna evitou o massacre dos animais, porém não impediu que um aldeão fosse ferido. "Temos que fazer de tudo para salvar esses animais porque, após sua morte, algumas espécies irão desaparecer", alertou Zida.

O Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável advertiu em dezembro sobre as consequências "desastrosas" que a busca desesperada por água poderia acarretar, incluindo potenciais conflitos entre humanos e animais. Em novembro, o governo já notara alterações pelo desaparecimento dos charcos usados pela fauna local para beber água.

Pierre Kafando, coordenador nacional do Parque Transfronteiriço W (chamado assim pelo formato do rio Níger ao passar por essa região), garantiu que se trata de uma "situação catastrófica" na qual alguns pequenos mamíferos, como veados e alguns primatas, não conseguirão sobreviver. "Dentro do parque (de 10 mil km² e partilhado com Benin e Níger) temos sempre uma média de 950 mm de chuva por m², mas este ano choveu entre 600 e 650 mm", informou Kafando.

Segundo o responsável da parte burquinense do Parque W, os elefantes "inteligentes" cavam poços nas áreas em que a água está mais perto da superfície, "mas estes poços acabam virando armadilhas para búfalos, que caem neles e morrem", advertiu Kafando. No lado burquinense, deveria existir um charco a cada 10 km, mas, de acordo com Kafando, há espaços de entre 30 a 50 km sem uma só lagoa, enquanto um elefante adulto precisa consumir cerca de 200 l de água por dia.

O Parque W é o lar da maior concentração de búfalos da África Ocidental, com cerca de 10 mil a 15 mil indivíduos, além de grandes antílopes, leões, leopardos e guepardos. Também estão ameaçadas cerca de 450 espécies de pássaros. Por enquanto, o Executivo burquinense gastou US$ 180 mil em construção de charcos.

Para aliviar a situação, o Banco Mundial destinou, mediante um plano de emergência, US$ 700 mil para a construção de cerca de 30 lagoas artificiais que serão cheias com água transportada dos rio próximos por vários caminhões até o Parque W.

EFE   
Compartilhar
Publicidade