0

Alimentos funcionais ajudam a combater a insônia

30 mar 2011
20h53

Para um bom funcionamento do corpo e da mente durante o dia, a Organização Mundial da Saúde recomenda que as pessoas descansem por setes horas a cada noite, mas nem sempre isso é possível. Segundo a Associação Mundial de Medicina do Sono, cerca de 45% da população sofre com problemas deste tipo.

As causas variam entre estresse, ansiedade e até disfunções da tireóide, mas os efeitos da insônia podem ser diminuidos com algumas preucações, como a ingestão de alimentos funcionais e o cuidado com a hora em que se come ou bebe antes de dormir.

De acordo com a nutricionista Carla Yamachita, a ingestão de triptofano - encontrado em alimentos como banana, leite, arroz e cacau - ajuda na diminuição do estresse, ansiedade e depressão. Ele se converte em serotonina, um aminoácido que, por sua vez, se transforma no hormônio melatonina e influencia no momento de dormir, ao ajudar a reduzir a temperatura corporal e a latência para o início do sono. p>Os carboidratos também auxiliam na produção da serotonina, já que quando digeridos, liberam insulina e diminuem a concentração de outros aminoácidos que não os triptofanos. Mas é preciso ter cuidado com a quantidade de carboidrato que for consumir, em excesso eles se transformam em estimulantes.

Criar um hábito de preparação para o sono também pode ser uma alternativa para fazer o corpo entender que é chegada a hora de dormir. Uma xícara de chá calmante, como camomila e erva-cidreira, não afetará o funcionamento do corpo e ainda tem efeito tranquilizador.

Já as bebidas estimulantes, como café, refrigerante de cola, guaraná e chás que contém cafeína (mate, chá preto e chá verde) devem ser evitadas. As bebidas alcoólicas também não são indicadas. De acordo com Carla Yamachita, elas podem induzir a um sono ruim e fragmentado.

Entretanto, todas as medidas devem ser tomadas pelo menos uma hora antes de ir para cama. Uma pesquisa da Universidade de Calgary chegou a conclusão de que ingerir alimentos e bebidas próximo à hora de dormir faz com que o corpo passe a noite trabalhando para digerir o que foi consumido, o que aumenta as idas ao banheiro e torna o sono mais movimentado.

Alimentos como a banana, o arroz e o cacau, auxiliam um sono tranquilo, mas devem ser consumidos pelo menos uma hora antes de ir dormir
Alimentos como a banana, o arroz e o cacau, auxiliam um sono tranquilo, mas devem ser consumidos pelo menos uma hora antes de ir dormir
Foto: Getty Images
EcoDesenvolvimento

compartilhe

publicidade
publicidade