PUBLICIDADE

Alemanha ativa supercomputador para estudar mudança no clima

10 dez 2009 - 14h09
(atualizado às 15h34)
Compartilhar

O Centro Alemão de Cálculo Climático (DKRZ, na sigla em alemão) colocou em funcionamento nesta quinta o supercomputador "Blizzard" (Nevasca), cuja missão será calcular futuras mudanças climáticas e, inclusive, prever todo tipo de fenômenos catastróficos, como furacões ou tornados.

O supercomputador "Blizzard" (Nevasca) tem a missão de calcular futuras mudanças climáticas e prever fenômenos catastróficos
O supercomputador "Blizzard" (Nevasca) tem a missão de calcular futuras mudanças climáticas e prever fenômenos catastróficos
Foto: EFE

"É o maior computador dedicado exclusivamente à investigação climatológica", disse a ministra alemã de Investigação e Ciência, Annette Schavan, durante sua inauguração.

Só nos Estados Unidos existe algum computador comparável com o "Blizzard", garantiu Thomas Ludwig, gerente do DKRZ, instituto localizado em Hamburgo.

Com um peso de 35 toneladas, o "Blizzard" utiliza em seu trabalho 8.448 microprocessadores, com os quais alcança uma velocidade de 158 teraflops por segundo, o que faz com que seja 60 vezes mais rápido que seu antecessor, e 20 mil vezes mais rápido que um computador convencional.

O arquivo do supercomputador, o maior do mundo para armazenamento de dados climáticos, pode armazenar mais de 60 petabytes, o que equivale a cerca de 13 milhões de DVDs.

Um total de 56 braços robotizados são encarregados de buscar as informações armazenadas em 65 mil contas magnéticas com os dados arquivados pelo "Blizzard", que tem cerca de 50 quilômetros de cabo unindo seus componentes.

Os responsáveis do DKRZ afirmaram que a maioria dos dados que são estudados na Cúpula das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), em Copenhague, procedem dos cálculos do instituto em Hamburgo.

Além das mudanças na atmosfera e os oceanos, o "Blizzard" calcula também processos no gelo, na terra e nas vegetações, assim como sua influência no efeito estufa.

O computador teve um custo de 35 milhões de euros, fornecidos pelo Ministério de Investigação e Ciência, enquanto a modernização do edifício que o abriga custou 26 milhões de euros à cidade de Hamburgo.

A metade do tempo de trabalho do computador é dedicada às pesquisas do próprio DKRZ, enquanto a outra metade é utilizada por cerca de 100 de grupos de trabalho científico da Alemanha.

O instituto de Hamburgo reconheceu que o "Blizzard" tem grande consumo de energia, mas ressaltou que toda ela tem origem renovável.

COP-15

A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, de 7 a 18 de dezembro, que abrange 192 países, vai se reunir em Copenhague, na Dinamarca, para a 15ª Conferência das Partes sobre o Clima, a COP-15. O objetivo é traçar um acordo global para definir o que será feito para reduzir as emissões de gases de efeito estufa após 2012, quando termina o primeiro período de compromisso do Protocolo de Kyoto.

EFE   
Compartilhar
Publicidade