PUBLICIDADE

"Abominável Homem das Neves" pode ser um simples urso, diz cientista

17 out 2013 - 09h56
(atualizado às 16h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem de 1951 mostra pegada encontrada perto do monte Everest
Imagem de 1951 mostra pegada encontrada perto do monte Everest
Foto: Getty Images

O "Abominável homem das neves" ou Yeti em tibetano pode ser um simples urso, anunciou nesta quinta-feira um cientista britânico da Universidade de Oxford, baseando-se em testes genéticos de pelos. "Encontramos uma coincidência genética exata entre duas amostras do Himalaia e um urso polar primitivo", disse Bryan Sykes, professor da universidade britânica.

Veja criaturas bizarras descobertas pela ciência

Conheça alguns "monstros" que habitam nosso planeta

Durante séculos circularam lendas sobre criaturas peludas e gigantes, simiescas, chamadas de "migoi" na cordilheira himalaia, "Pé Grande" na América do Norte e "almasty" nas montanhas do Cáucaso.

O mito ganhou força quando o explorador Eric Shipton voltou de sua expedição ao Everest, em 1951, com fotografias de pegadas gigantes. Os relatos de supostas testemunhas alimentaram a ideia de que poderia se tratar de seres humanoides, mas Sykes acredita que, na verdade, tratam-se de ursos híbridos.

O cientista fez uma convocação mundial solicitando amostras da criatura e recebeu 70, 27 das quais foram consideradas válidas.

Finalmente, o DNA de pelos de dois animais não identificados da região de Ladaj, na Índia, e do Butão, coincidiam exatamente com uma amostra da mandíbula de um urso polar encontrada no arquipélago norueguês de Svalbard e que tinha de 40.000 a 120.000 anos.

"Não acredito que signifique que há ursos polares primitivos rondando pelo Himalaia. Mas pode significar que existem subespécies de urso pardo (...) que descendem do urso ancestral do urso polar", disse o cientista à BBC.

"Pode ser que a espécie do Yeti ainda esteja por aí e que tenha bastante do urso polar, que seja algum tipo de híbrido e que sua conduta seja diferente da apresentada pelos ursos normais", acrescentou, informando que este detalhe pode ser a fonte da lenda.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade