PUBLICIDADE

70 tumores desapareceram de paciente graças a droga pioneira

O tratamento deu tão certo que a droga passou a ser ministrada a outros pacientes

26 fev 2014 - 19h57
(atualizado em 28/2/2014 às 11h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Todos os tumores foram erradicados e as únicas manchas negras mostravam o funcionamento normal dos rins e da bexiga
Todos os tumores foram erradicados e as únicas manchas negras mostravam o funcionamento normal dos rins e da bexiga
Foto: Reprodução

Um paciente de câncer tem espantado profissionais de saúde depois que uma cura inovadora fez mais de 70 tumores letais desaparecerem em apenas dois meses, de acordo com o Daily Mail.

Ian Brooks, 47 anos, lutava contra uma forma rara do linfoma de Non-Hodgkin, tipo de câncer que ataca o sistema imunológico. Logo após inúmeros métodos e tratamentos falharam, foi dado a ele meses de vida. Então, como último recurso, Brooks recebeu uma nova droga para eliminar os tumores.

Duas semanas depois, os medicos responsáveis pelo tratamento em uma clínica de Manchester, na Inglaterra, ficaram surpresos. Todos os tumores haviam sido erradicados. As únicas manchas negras mostravam o funcionamento normal dos rins e da bexiga.

Droga 'milagrosa'

A droga 'milagrosa' se chama Adcetris, nome comercial para Brentuximab Vedotin. Ela é voltada especificamente para este tipo de doença e pode dar aos pacientes o que os médicos chamam de "remissão completa", ou seja, um estado de aparente normalidade após a quimioterapia. Basta aplicar uma gota no braço, a cada três semanas, por até um ano. 

O medicamento faz parte de uma nova onda chamada 'terapia direcionada', e é obtido a partir de uma proteína da superfície das células cancerosas, onde adere e proporciona uma droga que mata a célula. A droga, que foi aprovada em 2012 pelo órgão europeu que regulamenta os medicamentos, é oferecida aos pacientes que não têm outras opções de tratamento, e os ensaios mostram que, em até um terço dos casos, elimina todos os sinais de câncer. 

No hospital de Manchester, o tratamento deu tão certo que a droga passou a ser ministrada a outros pacientes, que podem obter a droga através do Fundo de Drogas para Câncer (Cancer Drugs Fund, em inglês).

“Acho que eu não estaria aqui hoje se não fosse este remédio”, disse Brooks. “Meu médico ficou tão feliz que me mostrou o resultado na hora. Eu tinha 60 ou 70 tumores e eles desapareceram”.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade