PUBLICIDADE

vc repórter: em MG, alunos visitam fábrica de cabides reciclados

26 jul 2010 - 13h29
(atualizado às 17h01)
Compartilhar

Neste mês, cerca de 60 alunos e dois professores, da escola municipal Sadi Alves Vieira, da cidade de Esmeraldas, na região metropolitana de Belo Horizonte, visitaram uma fábrica que produz cabides e prendedores feitos de garrafas pet.

Em visita, alunos aprendem sobre reciclagem
Em visita, alunos aprendem sobre reciclagem
Foto: Marta / vc repórter

» vc repórter: mande fotos e notícias

» Siga o vc repórter no Twitter

» Siga o Terra no Twitter

Os estudantes foram acompanhar o processo de transformação dos produtos e aprender um pouco sobre reciclagem. A empresa, que está há dez anos em funcionamento, trabalha exclusivamente com material reaproveitado de garrafas de plástico.

Segundo uma das funcionárias do local, Marta Silva, a empresa tem recebido diversas visitas de instituições de ensino. "Muitos deles vêm aqui ver de perto a transformação do material pet em nos produtos domésticos. Muitos deles vêm fazer trabalhos sobre o tema reciclagem", disse.

A empresa , que conta com 40 funcionários, produz uma média de 17 mil cabides e 3,5 mil pregadores por dia.

A produção dos cabides passa por um longo processo. As garrafas vindas da coleta são prensadas em fardos. Depois de lavadas, passam por uma inspeção manual, onde são retirados resíduos. Em seguidas são armazenadas em uma estufa, misturadas com sobras de outros cabides, recebem pigmentação e o material é levado para a máquina de injeção de plástico, de onde as peças já saem prontas.

Devido à alta demanda, a empresa também passou a comprar fardos já prontos de empresas de reciclagem, embora ainda receba garrafas pet, vindas de doações, e realize o processo de transformação de fardos no local. "Quando compramos de outras empresas também incentivamos a ideia", disse Marta.

De acordo com ela, a Estrela de Minas está de portas abertas para a visitação de alunos. As escolas interessadas em visitar as instalações podem agendar visitas pelo telefone (31)3522-6835.

A internauta Marta Silva, de Esmeraldas (MG), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
TAGS
Publicidade