PUBLICIDADE

vc repórter: terreno baldio se transforma em pomar em SP

5 jul 2010 - 13h09
(atualizado às 15h43)
Compartilhar

Um morador de Rio Claro, a 170 km de São Paulo, resolveu conscientizar a população do bairro Jardim América de uma forma diferente: plantando. 'Seo' Alécio Jorge Bonani, 75 anos, 30 deles vividos na cidade, conta que, ao perceber que um terreno baldio do bairro estava se transformando em depósito de lixo, decidiu limpar uma parte do local e plantar mudas de árvores. A iniciativa vingou.

Na praça já há mudas de diversas frutas
Na praça já há mudas de diversas frutas
Foto: Adriel Arvolea / vc repórter

» vc repórter: mande fotos e notícias

» Siga o vc repórter no Twitter

» Siga o Terra no Twitter

O terreno, que é uma espécie de praça para os moradores das proximidades, localiza-se na avenida 52. Lá, há um campo de futebol, onde grupos se reúnem aos finais de semana para praticar pelada. Atualmente, o lugar encontra-se limpo, com grama aparada e mudas das mais diversas frutas plantadas. Mas, segundo Alécio Jorge, o local nem sempre foi assim.

De acordo com ele, há um tempo o terreno só acumulava lixos e capim alto. Alguns moradores tinham adquirido o hábito de depositar lixos domésticos, cacos de telha e galhos no local. "E o mato estava muito alto, porque só era aparado uma vez por semestre", conta. Foi então que ele teve a ideia de, com a própria enxada, capinar o mato em uma parte do solo e plantar algumas árvores de frutas.

A iniciativa de Seo Alécio deu certo. Depois de começar a cuidar das plantas, pediu para um vizinho entrar em contato com a prefeitura, para que fosse feita uma limpeza no local. "Não fui lá pedir pessoalmente porque sou muito caipira. Não gosto muito de formalidades", disse, bem humorado.

Há dois meses a prefeitura cortou o mato alto do local, e, junto com alguns moradores da região, promoveu uma limpeza no terreno. Assim, Alécio encontrou mais espaço para continuar a plantação do pomar. Segundo ele, lá já existe muda de carambola, manga e outros dez tipos de frutas.

A iniciativa dele, que mora no bairro Jardim Ipê, vizinho ao Jardim América, comoveu outros moradores. Um deles até instalou uma placa na praça, com os dizeres "não jogue lixo, plante uma árvore", em referência à iniciativa de Alécio.

"Agora o mato é cortado mais frequentemente. Em dois meses a prefeitura já aparou a grama por duas vezes", contou o plantador. Segundo ele, as frutas que vingarão na praça serão de todos, e as pessoa poderão colher. "Vai ficar tudo para o público. Por acaso o que você compra no mercado foi você quem plantou?", pergunta.

Procurada pelo portal Terra, a prefeitura de Rio Claro informou que realiza poda e retirada de entulhos de terrenos de acordo com a necessidade de cada local e que a ação obedece a um cronograma. Se algum morador da cidade tiver reclamação de acúmulo de lixo ou mato alto em terrenos públicos, pode procurar a prefeitura da cidade e fazer um pedido de limpeza.

O internauta Adriel Arvolea, de Rio Claro (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade