PUBLICIDADE

vc repórter: músico faz instrumentos recicláveis no Rio

28 mai 2010 - 11h32
Compartilhar

O músico Irapuan Rodrigues Viana resolveu reciclar o lixo que encontra pelas ruas da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, de uma forma diferente: transformando-os em instrumentos musicais. Segundo ele, ao todo já foram produzidos cerca de 500 objetos, a maioria de origem africana, como chocalhos, balafons, koras (um tipo de violão), entre outros.

O músico Irapuan com alguns dos instrumentos que produziu com materiais recicláveis
O músico Irapuan com alguns dos instrumentos que produziu com materiais recicláveis
Foto: Arquivo Pessoal / vc repórter

» vc repórter: mande fotos e notícias

» Siga o vc repórter no Twitter

» Siga o Terra no Twitter

Irapuan conta que, certo dia, em fevereiro do ano passado, foi ajudar a filha a fazer uma maquete com materiais recicláveis como trabalho para a escola. Eles saíram pelas ruas do bairro procurando os objetos descartados que poderiam servir para a atividade. Foi então que o músico teve o estalo.

"Diante dos instrumentos de percussão cada vez mais caros e do tanto de lixo que a gente encontra nas vias públicas, veio a ideia de fazer os objetos musicais recicláveis", disse, e emendou: "Eu sei que o pessoal que cuida da limpeza faz o trabalho deles bem feito, mas o povo em geral é muito porco, se a rua é limpa de manhã, à tarde já está tudo sujo de novo".

Desde o episódio da maquete, Irapuan passou a recolher os objetos que podem ser reaproveitados. Ele conta que já encontrou pelas praias, praças e vias públicas da Ilha alguns artefatos bem inusitados, como sofás, banheiras e estantes. "Levo as peças para a minha casa mesmo, e armazeno por lá", disse.

Irapuan se utiliza de materiais como PVC, resto de madeira, latinhas de alumínio e plástico, e também de recursos naturais renováveis, como bambu, cabaça, sementes, sisal e couro.

O músico trabalha em duas companhias teatrais, e dedica o tempo livre na confecção dos instrumentos, que ele, além de vender, expõe. Nos meses de março, abril e começo de maio deste ano, cerca de 15 peças do trabalho artístico de Irapuan ficaram expostas no Serviço Social do Comércio (Sesc) Unidade Ramos, e foi visto por mais de 40 mil pessoas, de acordo com a entidade.

Irapuan busca agora apoio para iniciar um projeto, que denomina de "Recicla-sons". O objetivo é desenvolver atividades de reciclagem com que jovens e crianças do bairro.

O internauta Irapuan Rodrigues Viana, do Rio de Janeiro (RJ), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
TAGS
Publicidade