PUBLICIDADE

Europa

Cepa resistente ao Tamiflu contagia pacientes no País de Gales

20 nov 2009 - 16h49
(atualizado às 17h27)
Compartilhar

Uma cepa da gripe suína resistente ao fármaco antiviral Tamiflu se espalhou entre vários pacientes de um hospital do País de Gales, segundo informaram nesta sexta-feira as autoridades de saúde britânicas. A variedade infectou cinco pacientes do University Hospital of Wales, em Cardiff, capital galesa, que já apresentavam graves problemas de saúde prévios antes de contrair o vírus AH1N1.

Um dos pacientes, aparentemente, desenvolveu uma resistência ao medicamento antiviral e contagiou os outros pacientes. O Serviço Nacional de Saúde para Gales (NPHS, na sigla em inglês) informou que dois dos infectados já se recuperaram e receberam alta, outros dois estão sendo tratados em uma unidade especial e o quinto está na unidade de terapia intensiva.

Os três que permanecem hospitalizados estão sendo tratados com um remédio com características diferentes do Tamiflu. O NPHS acrescentou que dois dos infectados contraíram o vírus no hospital, onde estavam sendo atendidos por outras doenças, e ressaltou que esta cepa não parece ser mais resistente que a que circula pelo Reino Unido desde abril.

Roland Salmon, médico responsável pela área de Doenças Infecciosas do NPHS relatou que "a aparição do vírus da gripe A resistente ao Tamiflu não é algo inesperado em pacientes que têm graves doenças e sistemas imunológicos frágeis".

"Neste caso, a cepa resistente da gripe A não parece ser mais grave que o vírus circulante desde abril. Para a grande maioria das pessoas, o Tamiflu foi eficaz na hora de reduzira intensidade da doença", disse. Nos últimos meses, as autoridades de saúde informaram que em todo o mundo mais de dez casos de pacientes tratados com Tamiflu acabaram desenvolvendo uma resistência ao medicamento, mas sem que se produzisse um contágio.

EFE   
Compartilhar
Publicidade