PUBLICIDADE

CDC reconhece que escassez de vacina contra gripe é frustrante

26 out 2009 - 16h16
Compartilhar

O estoque insuficiente de vacinas contra a gripe em um momento em que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama,"definiu a situação como de emergência nacional" colocou os hospitais do país em uma situação frustrante, disse hoje uma porta-voz do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Anne Schuchat, diretora da divisão de Doenças Respiratórias do CDC, respondeu assim ao alarme causado pela declaração presidencial.

As previsões mais otimistas do CDC no início de outubro, com o começo da vacinação, apontavam que os hospitais e clínicas teriam disponíveis para as datas cerca de 120 milhões de doses.

Até agora, no entanto, as doses distribuídas até agora não superam os 16 milhões.

Segundo a secretária de Saúde e Serviços Humanos de EUA, Kathleen Sebelius, se o vírus tivesse sido identificado um pouco antes, a produção teria começado anteriormente também.

"É bom lembrar que o vírus só foi identificado no final de abril, e aqui estamos no fim de outubro e já temos uma vacina que funciona", acrescentou.

Quatro das cinco companhias que produzem a vacina operam fora dos Estados Unidos, e Sebelius disse que o Governo Obama está fazendo investimentos para aumentar a capacidade de produção das vacinas dentro do país.

A meta do Governo é ter disponível 50 milhões de vacinas contra a gripe até meados de novembro, e 150 milhões em dezembro.

Conforme a Casa Branca, a assinatura da declaração de "emergência nacional" pretende proporcionar aos médicos e aos hospitais uma maior liberdade de atuação em caso que a pandemia provoque uma situação crítica.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade