PUBLICIDADE

Casos de gripe suína caem 20% no Rio, diz secretário

20 ago 2009 - 17h23
(atualizado às 17h25)
Compartilhar

O número de casos de gripe suína diminuiu 20% no Rio de Janeiro, segundo anúncio feito nesta quinta-feira pelo secretário de Saúde e Defesa Civil do Estado, Sérgio Côrtes, durante uma nova reunião com especialistas na doença.

» Veja que cuidados tomar contra a gripe suína

» Prefeitura de SP recomenda remanejamento de grávidas

» AM confirma 1ª morte por gripe suína

» MG confirma 6ª morte por gripe suína

Até agora, o Rio de Janeiro registrou 43 mortes causadas pela doença no Estado. De acordo com balanço das secretarias estaduais de Saúde, em todo o País, a gripe suína já matou 405 pessoas.

No encontro, médicos e pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), de universidades e órgãos ligados ao governo estadual avaliaram a evolução do vírus e estabeleceram novas metas para o grupo de estudos.

As mortes causadas pela Influenza A serão investigadas pelo grupo. Questões como os sintomas da gripe e os fatores que aumentam o risco da doença serão analisados. O órgão realiza trabalho de campo nas unidades de saúde e nas residências dos pacientes para entender melhor os casos.

"Nós estamos observando a diminuição do número de casos no Disque-Gripe e nos centros de acolhimento, mas ainda é muito precoce afirmar que esse comportamento permanecerá nessa curva descendente. O número de doentes é muito maior no verão do Hemisfério Norte do que comumente é encontrado com a Influenza sazonal. Em setembro, poderemos constatar se os casos continuarão altos quando comparados com a gripe habitual", explicou Sérgio Côrtes.

As outras mortes registradas no Brasil aconteceram em São Paulo (134), Paraná (119), Rio Grande do Sul (84), Santa Catarina (10), Minas Gerais (6) Paraíba (2), Mato Grosso do Sul (1), Bahia (1), Distrito Federal (1), Pernambuco (1), Rondônia (1), Pará (1) e Amazonas (1).

Fonte: O Dia
Compartilhar
TAGS
Publicidade