PUBLICIDADE

Cidades

Casamento gay é realizado sob forte segurança no RS

Cerimônia, que teve de ser transferida de local após incêndio criminoso, foi realizada no fórum de Santana do Livramento

13 set 2014 - 19h34
(atualizado em 14/9/2014 às 09h54)
Compartilhar
Exibir comentários
A união de Sabriny e Solange foi a primeira celebrada na cerimônia do casamento coletivo em Livramento
A união de Sabriny e Solange foi a primeira celebrada na cerimônia do casamento coletivo em Livramento
Foto: Fabian Ribeiro/Raw Image / FramePhoto

Com forte esquema de segurança, foi realizado na tarde deste sábado em (RS) um casamento coletivo incluindo um casal gay, no fórum da cidade.

Segundo informações do programa RBS Notícias, da afiliada local da Rede Globo, a cerimônia teve forte policiamento e presença de autoridades. Marcado originalmente para o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinela do Planalto, o casamento teve que ser transferido porque o local foi alvo de incêndio criminoso, motivado por homofobia, na madrugada de quinta-feira.

Apesar de a reconstrução do CTG ter mobilizado um mutirão na cidade, o local não ficaria pronto em tempo de receber a liberação do Corpo de Bombeiros. Dessa maneira, a juíza Carine Labres transferiu o local do evento. 

<p>Sabriny Benites e Solange Ramires foram o centro das atenções e o primeiro casal a se casar</p>
Sabriny Benites e Solange Ramires foram o centro das atenções e o primeiro casal a se casar
Foto: Fabian Ribeiro/Raw Image / FramePhoto

As jovens Sabriny Benites e Solange Ramires foram o centro das atenções e o primeiro par a se casar. O coordenador do CTG incendiado, Gilbert Gisler, e a juíza Carine Labre, alvo de ameaças por incluir o casal de mulheres na cerimônia, estavam entre os mais emocionados.

"Nos saímos vitoriosos, porque trouxemos os olhares da mídia nacional e internacional para todo esse debate", disse Carine. Segundo ela, o casamento das duas jovens, apesar de todas as ameças e ataques, foi uma reafirmação dos direitos dos homossexuais, sobretudo a tolerância às diferenças. 

Ato em São Paulo

Ao mesmo tempo em que a união de Sabriny e Solange ocorria no Rio Grande do Sul, a luta contra a homofobia era tema de uma manifestação em São Paulo, no Largo do Arouche. O ato foi em memória de João Donati, um jovem homossexual de apenas 18 anos encontrado assassinado na quarta-feira. Os manifestantes exigem o fim da violência contra homossexuais e a criminalização da homofobia. O candidato a presidente pelo Partido Verde (PV), Eduardo Jorge, e o cartunista Laerte Coutinho participaram do ato.

Em São Paulo, mobilização exigiu o fim da violência contra homossexuais e a criminalização da homofobia
Em São Paulo, mobilização exigiu o fim da violência contra homossexuais e a criminalização da homofobia
Foto: Nelson Antoine / FramePhoto
 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade