2 eventos ao vivo

Cartunista britânico Ronald Searle morre aos 91 anos

3 jan 2012
10h38

O famoso cartunista britânico Ronald Searle morreu em sua casa na França aos 91 anos no dia 30 de dezembro, informou sua família nesta terça-feira.

"Ronald William Fordham Searle, nascido em 3 de março de 1920, morreu em paz enquanto dormia acompanhado de seus filhos, Kate e John, e seu neto, Daniel, a seu lado no dia 30 de dezembro em Draguignan, França, após uma curta doença", informou sua família nesta terça-feira em comunicado emitido pela imprensa britânica.

Na nota, os familiares do caricaturista inglês dizem que o próprio Ronald havia pedido "uma cremação privada".

Searle começou a desenhar com apenas cinco anos, trabalhou para a revista britânica "Punch", "Sunday Express", "News Chronicle", e também publicações de outros países, como jornal francês "Le Monde" e as revistas americanas "Life" e "The New Yorker".

No Reino Unido ele era famoso por seus livros da série de St. Trinian''s, escola fictícia para meninas revoltadas e pérfidas, e as publicações que fez em colaboração com o escritor britânico Geoffrey Williams sobre outra escola igualmente horrível, desta vez masculina (a série Molesworth).

Há atualmente exemplos de seu trabalho como cartunista em diversos museus do Reino Unido, entre eles o British Museum, o Victoria and Albert e o Imperial War, todos eles em Londres.

Entre os artistas e ilustradores que influenciou estão o cartunista britânico Gerald Scarfe e o desenhista americano Matt Groening, criador da série de televisão "Os Simpson".

EFE   

compartilhe

publicidade
publicidade