PUBLICIDADE

Cancelado alerta de tsunami pelo terremoto de 7,1 graus no Alasca

2 set 2011 - 09h41
Compartilhar

As autoridades americanas cancelaram o alerta de tsunami para a costa do Alasca depois que um terremoto de 7,1 graus na escala Richter atingisse nesta sexta-feira o arquipélago Fox, a 192 quilômetros ao sudeste do Alasca, informou o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Os sismógrafos do USGS detectaram o forte tremor às 7h55 (de Brasília) e estabeleceram profundidade de apenas 10 quilômetros.

Conforme os especialistas do USGS, a magnitude "preliminar" é 7,1, porém, nas próximas horas, a mesma pode ser revisada.

As ilhas Fox pertencem aos Estados Unidos e ficam na parte oriental do arquipélago das ilhas Aleutians, as mais próximas do continente americano.

O epicentro fica a 192 quilômetros sudeste da localidade de Atka, no Alasca; 218 quilômetros sudoeste de Nikolski; 355 quilômetros ao leste de Adak e 1.679 oeste de Anchorage, uma das principais cidades do estado.

Pouco depois do terremoto, as autoridades emitiram alerta de tsunami a partir da ilha de Unimak, a maior na cadeia das ilhas Aleutians do Alasca, até a remota e pouco povoada ilha de Amchitka.

No momento de emitir o alerta, que acabou levantado, as autoridades indicaram que era esperado um tsunami destrutivo no Pacífico e no Havaí, embora permaneciam atentos ao litoral noroeste dos EUA.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade