PUBLICIDADE

Mundo

Canadá tem 1º caso de gripe suína transmitida entre pessoas

30 abr 2009 - 18h15
(atualizado às 18h47)
Compartilhar

A província de Nova Escócia registrou o primeiro caso da variedade H1N1 da gripe transmitida de uma pessoa para outra dentro do Canadá, disse uma autoridade na quinta-feira. Um porta-voz do Departamento de Promoção e Proteção à Saúde da província afirmou que a vítima contraiu uma forma mais branda da gripe suína de alguém que tinha voltado do México.

Gripe Suína
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a gripe suína é causada por uma variante do vírus influenza tipo A, que porta a designação H1N1. O órgão aumentou o nível de alerta para cinco (pandemia iminente) em uma escala que vai até seis. O temor é de que nova mutação torne os humanos incapazes de combater a doença, por falta de anticorpos.

A gripe suína teria matado mais de 150 pessoas no México, país mais afetado pelo surto, onde cerca de 2 mil pessoas estariam infectadas. No entanto, autoridades sanitárias do país confirmaram apenas 260 casos e 12 mortes relacionadas ao vírus AH1N1.

Nos EUA, até o momento foram confirmados 109 casos de pessoas com gripe suína; uma morreu. Há quatro pessoas com suspeita de contaminação no Brasil, e outras 42 são monitoradas pelo Ministério da Saúde.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade