PUBLICIDADE

Caminhão vai divulgar cultura alemã de norte a sul no Brasil

25 mai 2013 - 09h51
(atualizado às 09h51)
Compartilhar

Até 2014, carreta, que inclui palco e biblioteca, quer divulgar mais da Alemanha contemporânea em 17 cidades brasileiras. KulturTour é projeto do Ministério da Cultura do Brasil e do Instituto Goethe.

Eles se conheceram cinco dias antes de entregar um caminhão pintado em conjunto, um dos marcos da estreia do Ano Alemanha + Brasil 2013-2014 em São Paulo. Mas os artistas de rua e DJs Jim Avignon, de Berlim, e Carlos Dias, de Porto Alegre, não precisaram de palavras para caracterizar a carreta da turnê cultural KulturTour, um projeto do Ministério da Cultura (MinC) e do Instituto Goethe que, até abril de 2014, quer divulgar a cultura alemã em 17 cidades brasileiras, de Florianópolis a Belém.

"Nós nos entendemos com a nossa arte, e funcionou muito bem", diz Jim Avignon, conhecido pela velocidade com que realiza as pinturas – o caminhão de 15 metros de comprimento ficou pronto nos cinco dias previstos, apesar de percalços como uma bomba de ar quebrada na antevéspera da estreia da KulturTour.

Segundo o artista berlinense, "ficou difícil dizer quem fez o que" depois que a carreta ficou pronta. O lado direito do caminhão está quase todo coberto pelo desenho de uma mulher com uma saia balão, de autoria de Jim. Os "monstros" debaixo da saia foram pintados por Carlos Dias, que costuma buscar inspiração no expressionismo alemão.

Apesar da diferença entre os traços de Jim e as figuras sem tantos contornos de Carlos, a semelhança não permite distinguir a autoria dos desenhos. Parcialmente, um começava a trabalhar e tinha a figura completada pelo outro. "Fiquei até surpreso, porque estou vendo o caminhão pela primeira vez por inteiro desde que ficou pronto", disse Dias, em entrevista à DW Brasil diante do Teatro Municipal de São Paulo.

Cultura alemã pelo Brasil

A KulturTour quer apresentar a cultura alemã contemporânea para os brasileiros e deverá funcionar como um instituto cultural sobre rodas. A programação inclui apresentações de DJs, performances artísticas, workshops para diferentes públicos e um programa de cinema ao ar livre, que deverá ser realizado durante algumas noites em cada cidade.

A carreta da turnê tem capacidade para ser o centro dessas atividades culturais. Tem portas laterais que transformam o caminhão num palco, que também pode se tornar uma tela de oito metros de largura para exibir filmes alemães com legendas em português, focados em arte urbana, futebol e sustentabilidade. A estrutura da carreta também inclui uma biblioteca com cerca de mil livros.

A KulturTour também funciona em conjunto com uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, que criou uma rede mundial de 1.500 escolas (PASCH-Schulen) nas quais a língua alemã passou a fazer parte do currículo ou é ensinada em parcerias com instituições como o Instituto Goethe, por exemplo.

Até 2014, a KulturTour fica uma semana em cada cidade marcada no mapa atrás do caminhão. Na maior parte das cidades, vários eventos culturais e workshops serão organizados pelos alunos das escolas. Uma das iniciativas é o "Jornal da KulturTour", que os alunos de todas as escolas vinculadas ao projeto deverão produzir sozinhos já antes da chegada da carreta. Os computadores no caminhão poderão ser usados para que os alunos finalizem o jornal e distribuam exemplares pela cidade para divulgar a turnê.

Patrocinada pela Volkswagen do Brasil, pelo Banco Volkswagen e pela MAN Latin America, a KulturTour está listada no MinC sob a Lei Rouanet de incentivo à cultura. O valor aprovado do projeto, segundo o Ministério, é de R$ 3,241 milhões. O Banco Volkswagen apoiou o projeto com R$ 1,120 milhão, de acordo com o MinC.

A KulturTour foi aberta no dia 13/05 em São Paulo. Em 05/06, deverá continuar em Florianópolis. As outras estações da turnê incluem Blumenau (SC), Três de Maio (RS), Londrina (PR), Vinhedo (SP), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Salvador (BA), Recife (PE), Natal (RN), Fortaleza (CE), Campina Grande (PB), Teresina (PI), São Luís (MA) e Belém (PA).

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade