PUBLICIDADE

Yoani Sánchez mantém cautela sobre possível viagem ao Brasil

26 jan 2012 - 23h37
(atualizado em 27/1/2012 às 00h36)
Compartilhar

A blogueira cubana Yoani Sánchez manifestou nesta quinta-feira que se encontra entre "a esperança e o ceticismo" em relação a sua possível visita ao Brasil - país que lhe concedeu visto -, já que ainda precisa de "carta branca" das autoridades de Cuba.

"Vocês sabem que nós cubanos necessitamos de uma autorização para entrar e sair de nosso próprio país?", escreveu Yoani no Twitter. A blogueira precisa que não se refere ao visto de entrada em outro país, e sim à permissão conhecida como "cartão branca" que deve ser concedida pelas autoridades migratórias da ilha.

"Se eu conseguir (viajar ao Brasil) será graças a todos os que, em qualquer parte do mundo, exigiram o fim deste absurdo migratório", acrescentou. A Chancelaria brasileira informou na quarta-feira que havia emitido um visto para que Yoani visite o país e prestigie a estreia de um documentário.

A blogueira pedira o visto na embaixada do Brasil em Havana, além de ter enviado uma carta à presidente Dilma Rousseff na qual pedia que a líder brasileira intercedesse por ela junto ao governo cubano a fim de obter permissão para sair da ilha. Dilma fará sua primeira visita oficial a Cuba na semana que vem, a partir de 31 de terça-feira.

Yoani Sánchez, conhecida por seu blog Generacion Y, recebeu o convite do cineasta Claudio Galvão da Silva para assistir à estreia do documentário Conexão Cuba-Honduras, que trata da repressão da liberdade de expressão na ilha caribenha e durante o golpe de Estado que depôs o presidente hondurenho Manuel Zelaya em 2009.

EFE   
Compartilhar
Publicidade