PUBLICIDADE

Fracassa 3ª fase da busca das caixas-pretas do voo AF 447

25 mai 2010 - 12h08
(atualizado em 28/5/2010 às 19h52)
Compartilhar

A terceira fase das buscas das caixas-pretas do Airbus A330 da Air France que caiu no Oceano Atlântico foi concluída sem êxito. O anúncio foi feito nesta terça-feira, em Paris, pelo Escritório de Investigações e Análises (BEA), organismo francês encarregado das operações. O acidente ocorreu no fim da noite de 31 de maio de 2009, quando a aeronave fazia o voo AF 447, entre o Rio de Janeiro e Paris, com 228 pessoas a bordo.

Apenas parte dos destroços do avião foi recuperada
Apenas parte dos destroços do avião foi recuperada
Foto: Marinha do Brasil / Divulgação

"As buscas terminaram ontem. O navio está a caminho do porto de Praia, em Cabo Verde. As equipes e os funcionários serão desmobilizados no dia 27 de maio", afirmou o diretor do BEA, Jean-Paul Troadec.

"Decidimos fazer um balanço de todas as operações de busca, que começaram há praticamente um ano. Vamos reunir todos aqueles que se juntaram a nós. Será preciso pelo menos um mês ou dois para sermos capazes de fazer este balanço e eventualmente tomar a decisão de continuar as buscas", disse, explicando que essa decisão cabe somente ao BEA.

O BEA tinha depositado grandes esperanças nesta nova campanha de buscas, sobretudo depois que um sinal sonoro foi localizado por um submarino francês e identificou a frequência das caixas-pretas dos aviões dos dias seguintes ao acidente. Embora o som tenha sido captado dias após o acidente, só foi identificá-lo há duas semanas.

A pista ajudou o BEA a restringir a área de busca e concentrar os esforços em um ponto específico. Diante disso, os responsáveis se mostravam otimistas sobre a possibilidade de encontrar os restos do avião. Os trabalhos de busca, no entanto, não deram resultado.

Com informações das agências AFP e EFE.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade