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AF447: autoridades da França teriam se confundido sobre buscas

24 mai 2010 - 19h20
(atualizado em 28/5/2010 às 19h53)
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O escritório de investigação e análises (BEA) e o exército francês teriam se confundido sobre a localização das caixas-pretas do voo da Air France 447, informou nesta segunda-feira o jornal Le Figaro. A aeronave saiu do Rio de Janeiro com destino a Paris e caiu no mar no dia 31 de maio de 2009 matando 228 pessoas,

Um monumento composto de uma peça de material translúcido criada em homenagem às vítimas
Um monumento composto de uma peça de material translúcido criada em homenagem às vítimas
Foto: Divulgação

Citando fonte ligada ao BEA, o jornal diz que o exército teria confundido os sinais emitidos por caixas-pretas durante um teste realizado no Mediterrâneo com os verdadeiros sinais emitidos pelos aparelhos de registro de voo do AF447. Dessa forma, foi estabelecida uma zona de investigação errada.

"Não negamos que houve uma dúvida, mas a estudamos e descartamos os registros falsos", disse o porta-voz da Marinha, Hugues du Plessis d'Argentré. "Não há polêmica com a BEA", disse.

Segundo ele, foi realizado mesmo um teste em submarino nuclear no Mediterrâneo com a ajuda de caixas-pretas submersas, a fim de obtermos um "referencial" sobre suas emissões sonoras.

Este referencial, segundo afirmou Plessis d'Argentré, foi comunicado em seguida aos operadores do Emeraude, o submarino encarregado das pesquisas ao longo do Brasil, para que o comparasse com os sons captados por sonares.

Segundo o jornal, a terceira etapa da busca pelas caixas-pretas deverá terminar na manhã de terça em fracasso, mas poderá surgir um compromisso sobre uma quarta fase.

O acidente

O Airbus A330 saiu do Rio de Janeiro em 31 de maio, às 19h (horário de Brasília), e deveria chegar ao aeroporto Roissy - Charles de Gaulle de Paris no dia 1º às 11h10 locais (6h10 de Brasília). Às 22h33 (horário de Brasília) o voo fez o último contato via rádio com o Centro de Controle de Área Atlântico (Cindacta III). O comandante informou que, às 23h20, ingressaria no espaço aéreo de Dakar, no Senegal.

Às 22h48 (horário de Brasília) a aeronave saiu da cobertura radar do Cindacta. A Air France informou que o Airbus entrou em uma zona de tempestade às 2h GMT (23h de Brasília) e enviou uma mensagem automática de falha no circuito elétrico às 2h14 GMT (23h14 de Brasília).

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
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