PUBLICIDADE

Equipes encontram mais um corpo do voo 447; total chega a 50

16 jun 2009 - 18h08
(atualizado às 19h28)
Compartilhar

Artur Rodrigues

Direto do Recife

Os comandos da Marinha e da Aeronáutica anunciaram nesta terça-feira que mais um corpo de uma das vítimas do acidente com o voo AF 447 foi encontrado por volta das 11h. O total de corpos resgatados do mar, até agora, chegou a 50.

Voo 447: sobe para 50 nº de corpos resgatados:

Este último corpo foi encontrado pela corveta Caboclo, a cerca de 1.450 km do Recife, nas águas de Senegal. "A distância entre o primeiro corpo e o de hoje atingiu 145 km. Foi o cadáver encontrado mais longe até agora" disse o tenente-coronel Henry Munhoz. O corpo será transferido para o navio-tanque Gastão Mota, que tem câmara frigorífica com capacidade para 20 corpos.

Hoje, o espaço aéreo coberto pelas aeronaves brasileiros atingiu 19 mil km². Amanhã, sera feita a primeira reunião para discutir se a missão será extendida ou acontecerá apenas até o dia 19 de junho. Questionado se as buscas poderiam acabar por conta da diminuição no volume de corpos encontrados nos últimos dias, Munhoz disse que isso não irá acontecer. "Em nenhum momento foi discutida a paralisaçao das buscas porque não foram encontrados corpos. Seguiremos da mesma forma, insistentemente, na busca de corpos ou destroços", disse o tenente-coronel.

De acordo com os oficiais, as correntes marítimas, no momento, estão se dirigindo rumo a Nordeste do Brasil. A definição diária de qual será a área de buscas é feita pela equipe do Salvaero com base em dados de correntes marítimas e ventos predominantes. Essas informações são inseridas em um programa denominado Sarmaster, que ajuda na identificação de novas áreas a serem vasculhadas.

O acidente

O Airbus A330 saiu do Rio de Janeiro no domingo (31), às 19h (horário de Brasília), e deveria chegar ao aeroporto Roissy - Charles de Gaulle de Paris no dia 1º às 11h10 locais (6h10 de Brasília).

De acordo com nota divulgada pela FAB, às 22h33 (horário de Brasília) o vôo fez o último contato via rádio com o Centro de Controle de Área Atlântico (Cindacta III). O comandante informou que, às 23h20, ingressaria no espaço aéreo de Dakar, no Senegal.

Às 22h48 (horário de Brasília) a aeronave saiu da cobertura radar do Cindacta, segundo a FAB. Antes disso, no entanto, a aeronave voava normalmente a 35 mil pés (11 km) de altitude.

A Air France informou que o Airbus entrou em uma zona de tempestade às 2h GMT (23h de Brasília) e enviou uma mensagem automática de falha no circuito elétrico às 2h14 GMT (23h14 de Brasília). A equipe de resgate da FAB foi acionada às 2h30 (horário de Brasília).

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade