PUBLICIDADE

Europa

Parentes de passageiros do vôo AF 447 embarcam para Recife

5 jun 2009 - 07h59
(atualizado às 08h10)
Compartilhar

Anderson Ramos

Direto do Rio de Janeiro

Uma comitiva de parentes de passageiros do vôo AF 447, da Air France, que desapareceu quando ia do Rio de Janeiro a Paris, deixou na manhã desta sexta-feira o hotel Windsor, na Barra da Tijuca, no Rio, com destino ao Recife (PE).

A FAB recebeu, na quinta-feira, caixas com a inscrição "sacos para cadáver"
A FAB recebeu, na quinta-feira, caixas com a inscrição "sacos para cadáver"
Foto: Marcelo Jorge Loureiro / Especial para Terra

Os 14 familiares saíram do hotel às 6h15, em um ônibus fretado pela Aeronáutica, que os levou à Base Aérea do Galeão, na Ilha do Governador. Lá, o ônibus foi direto para a pista, escoltado por uma viatura da Polícia Militar. Às 7h, os familiares entraram em avião da Embraer, que seguiu para a capital pernambucana.

O convite aos parentes das vítimas partiu da Aeronáutica brasileira. O tenente brigadeiro Ramon Borges Cardoso, do Cindacta 3, disse na noite de quarta-feira que o objetivo da vinda dos familiares é mostrar o trabalho de busca de corpos e dos destroços. "O convite é para os familiares terem noção da busca e das dificuldades que estamos enfrentando", afirmou.

O acidente

O Airbus A330 saiu do Rio de Janeiro no domingo (31), às 19h (horário de Brasília), e deveria chegar ao aeroporto Roissy - Charles de Gaulle de Paris no dia 1º às 11h10 locais (6h10 de Brasília).

De acordo com nota divulgada pela FAB, às 22h33 (horário de Brasília) o vôo fez o último contato via rádio com o Centro de Controle de Área Atlântico (Cindacta III). O comandante informou que, às 23h20, ingressaria no espaço aéreo de Dakar, no Senegal.

Às 22h48 (horário de Brasília) a aeronave saiu da cobertura radar do Cindacta, segundo a FAB. Antes disso, no entanto, a aeronave voava normalmente a 35 mil pés (11 km) de altitude.

A Air France informou que o Airbus entrou em uma zona de tempestade às 2h GMT (23h de Brasília) e enviou uma mensagem automática de falha no circuito elétrico às 2h14 GMT (23h14 de Brasília). A equipe de resgate da FAB foi acionada às 2h30 (horário de Brasília).

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade