PUBLICIDADE

Vôo 447: FAB recebe sacos para corpos em Fernando de Noronha

4 jun 2009 - 17h22
(atualizado às 18h14)
Compartilhar

Marcelo Jorge Loureiro

Direto de Fernando de Noronha

A Força Aérea Brasileira em Fernando de Noronha recebeu, por volta das 15h30, caixas com a inscrição "sacos para cadáver" e um contêiner frigorífico. O material foi enviado pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco. A ilha é o quartel-general da Força Aérea Brasileira (FAB) nas buscas pelos destroços do vôo AF447.

Oficiais da FAB transportam pacotes com sacos para corpos
Oficiais da FAB transportam pacotes com sacos para corpos
Foto: Reuters

Apesar do material enviado, não há confirmação de que tenham sido encontrados corpos nas buscas pelos destroços e vítimas da queda do Airbus A330 da Air France.

As buscas da FAB utilizam a estrutura civil da ilha. De lá, decolam, aterrissam e são abastecidas as 11 aeronaves envolvidas nas buscas pelo Airbus. A vila da Aeronáutica, com pelo menos 20 casas, abriga as equipes de busca.

O diretor de administração da ilha, Romeu Neves Batista, disse que a pista da ilha tem "as mesmas dimensões do aeroporto de Congonhas", na zona sul de São Paulo. "É uma pista pequena, de 1,9 mil m de extensão", disse.

O acidente

O Airbus A330 saiu do Rio de Janeiro com 228 pessoas a bordo no domingo (31), às 19h (horário de Brasília), e deveria chegar ao aeroporto Roissy - Charles de Gaulle de Paris no dia 1º às 11h10 locais (6h10 de Brasília).

De acordo com nota divulgada pela FAB, às 22h33 (horário de Brasília) o vôo fez o último contato via rádio com o Centro de Controle de Área Atlântico (Cindacta III). O comandante informou que, às 23h20, ingressaria no espaço aéreo de Dakar, no Senegal.

Às 22h48 (horário de Brasília) a aeronave saiu da cobertura radar do Cindacta, segundo a FAB. Antes disso, no entanto, a aeronave voava normalmente a 35 mil pés (11 km) de altitude.

A Air France informou que o Airbus entrou em uma zona de tempestade às 2h GMT (23h de Brasília) e enviou uma mensagem automática de falha no circuito elétrico às 2h14 GMT (23h14 de Brasília). A equipe de resgate da FAB foi acionada às 2h30 (horário de Brasília).

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade