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FAB confirma que foram encontrados mais destroços

3 jun 2009 - 10h40
(atualizado às 11h31)
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O coronel Jorge Amaral, da Força Aérea Brasileira (FAB), confirmou nesta manhã que foram encontrados mais quatro pontos de destroços que pertenceriam ao avião Airbus do vôo AF 447, da Air France, durante a madrugada desta quarta-feira. Segundo o coronel, um avião observou destroços a cerca de 90 km ao sul da área inicialmente coberta pela FAB.

Mancha de óleo foi deixada no mar após o acidente com o avião da Air France
Mancha de óleo foi deixada no mar após o acidente com o avião da Air France
Foto: FAB / Divulgação

De acordo com a Aeronáutica, foram encontrados vários destroços em uma área circular com raio de 5 km. O coronel afirmou também que foram avistados um objeto com 7 m de diâmetro e outros 10 objetos, alguns metálicos, e uma mancha de óleo com extensão de 20 km.

Segundo o coronel, a Aeronáutica mantém as esperanças de que sejam encontrados sobreviventes, até que sejam esgotadas as possibilidades.

O coronel afirmou também que os destroços serão levados para Fernando de Noronha e depois encaminhados para Recife, mas a investigação será conduzida pela França, que decidirá se a análise do material será feita no Brasil.

Segundo uma nota divulgada pela FAB, 11 aeronaves estão mobilizadas na base aérea de Natal e em Fernando de Noronha para a procura. Ainda de acordo com a nota, cinco navios da Marinha estão indo à área de buscas. Outras três embarcações mercantes de bandeira holandesa e francesa estão no local.

O acidente

O Airbus A330 saiu do Rio de Janeiro no domingo (31), às 19h (horário de Brasília), e deveria chegar ao aeroporto Roissy - Charles de Gaulle de Paris no dia 1º às 11h10 locais (6h10 de Brasília).

De acordo com nota divulgada pela FAB, às 22h33 (horário de Brasília) o vôo fez o último contato via rádio com o Centro de Controle de Área Atlântico (Cindacta III). O comandante informou que, às 23h20, ingressaria no espaço aéreo de Dakar, no Senegal.

Às 22h48 (horário de Brasília) a aeronave saiu da cobertura radar do Cindacta, segundo a FAB. Antes disso, no entanto, a aeronave voava normalmente a 35 mil pés (11 km) de altitude.

A Air France informou que o Airbus entrou em uma zona de tempestade às 2h GMT (23h de Brasília) e enviou uma mensagem automática de falha no circuito elétrico às 2h14 GMT (23h14 de Brasília). A equipe de resgate da FAB foi acionada às 2h30 (horário de Brasília).

Fonte: Redação Terra
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