PUBLICIDADE

Europa

Aeronáutica confirma localização de possíveis destroços do Airbus

2 jun 2009 - 07h38
(atualizado às 11h12)
Compartilhar

Elaine Lina

Direto de Brasília

A Aeronáutica confirmou, na manhã desta terça-feira, que foram localizados possíveis destroços do avião da Air France que desapareceu no Oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo. Os vestígios foram avistados em alto-mar, a 650 km a nordeste de Fernando de Noronha (PE), dentro da área oceânica brasileira.

As buscas foram retomadas, ainda durante a madrugada, pelas equipes da Força Aérea Brasileira (FAB). Quatro aeronaves decolaram de Natal (RN) e outra partiu de Fernando de Noronha com o objetivo de realizar uma varredura eletrônica nas freqüências de transmissão do localizador de emergência (ELT).

O coronel Jorge Amaral, do Departamento de Comunicação Social da Aeronáutica, informou que, por volta das 1h, uma das aeronaves identificou, pelo radar, sinais de materiais metálicos e não-metálicos flutuando no mar. As buscas foram replanejadas e as aeronaves foram deslocadas para a região.

Por volta das 5h25 (horário de Brasília) as equipes de busca visualizaram materiais em dois pontos, distantes 60 km um do outro. Segundo Amaral, entre os objetos avistados estava uma poltrona de avião, pequenos pedaços brancos, uma bóia laranja, um tambor, além de vestígios de óleo e querosene.

Amaral ressaltou que ainda não é possível afirmar que se tratam de destroços do Airbus. Segundo ele, é necessário fazer a análise das peças, que devem possuir o mesmo número de série correspondente ao da aeronave da Air France. As equipes de busca vão concentrar os esforços em retirar da água os pedaços localizados para realizar a identificação.

As buscas anteriores, realizadas na região onde o comandante de uma aeronave da TAM disse ter avistado indícios de "pontos luminosos" sobre o mar, na rota inversa do vôo AFR 447, não haviam tido sucesso. A área se referia ao espaço aéreo de Dakar, no Senegal. O navio mercante Douce France vasculhou a área reportada pelo avião da TAM, sem identificar qualquer vestígio do avião da Air France.

O acidente

O Airbus A330 saiu do Rio de Janeiro no domingo (31), às 19h (horário de Brasília), e deveria chegar ao aeroporto Roissy - Charles de Gaulle de Paris no dia 1º às 11h10 locais (6h10 de Brasília).

De acordo com nota divulgada pela FAB, às 22h33 (horário de Brasília) o vôo fez o último contato via rádio com o Centro de Controle de Área Atlântico (Cindacta III). O comandante informou que, às 23h20, ingressaria no espaço aéreo de Dakar, no Senegal.

Às 22h48 (horário de Brasília) a aeronave saiu da cobertura radar do Cindacta, segundo a FAB. Antes disso, no entanto, a aeronave voava normalmente a 35 mil pés (11 km) de altitude.

A Air France informou que o Airbus entrou em uma zona de tempestade às 2h GMT (23h de Brasília) e enviou uma mensagem automática de falha no circuito elétrico às 2h14 GMT (23h14 de Brasília). A equipe de resgate da FAB foi acionada às 2h30 (horário de Brasília).

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade