PUBLICIDADE

RJ: Volta Redonda vai tirar nome de Médici de ponte

12 dez 2014 - 15h24
(atualizado às 17h01)
Compartilhar
Exibir comentários

Na próxima segunda-feira, a Câmara Municipal de Volta Redonda vota a mudança do nome da ponte Presidente Médici, que liga os bairros Aterrado e Niterói, para Ponte Dom Waldyr Calheiros. A mudança é uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF) e foi discutida em audiência popular na última quinta-feira.

O projeto é do vereador José Jerônimo (PSC). O MPF diz que o nome do ex-presidente Emílio Garrastazu Médici deve ser retirado de qualquer placa indicativa da ponte e que o novo nome obedeça normas constitucionais e legais.

Para o procurador Júlio Jose Araújo, que vai acompanhar a votação, a mudança no nome da ponte é uma reparação simbólica que contribui para superar o legado de violência da ditadura. “Não podemos aceitar que violações desse tipo se repitam. Para o MPF, atualmente, a ponte não tem nome", disse. 

Médici foi presidente de 1969 a 1974 e é citado, no relatório apresentado esta semana pela Comissão Nacional da Verdade (CNV), como um dos responsáveis pelas torturas cometidas no Brasil durante o regime militar, que durou 21 anos. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade