Visita do Papa

Visita do Papa

Quarta, 9 de maio de 2007, 16h38 Atualizada às 02h39

Papa defende respeito à vida desde a concepção

Em sua primeira mensagem em território brasileiro, nesta quarta-feira, o papa Bento XVI reafirmou o direito à vida - uma suposta crítica ao aborto e a eutanásia. Ele defendeu ainda o fortalecimento da identidade da Igreja Católica na região pela preservação de valores "radicalmente cristãos".

» Veja fotos da visita
» Papa critica aborto
» Veja a programação do Papa no Brasil
» Veja o trajeto do papamóvel
» Veja a íntegra do discurso
» Conheça a biografia do papa Bento XVI
» Opine sobre a visita do Papa
» vc repórter: Mande fotos e notícias

"Estou certo que em Aparecida, durante a Conferência Geral do Episcopado, será reforçada tal identidade, ao promover o respeito pela vida, desde a sua concepção até o seu natural declínio, como exigência própria da natureza humana; fará também da promoção da pessoa humana o eixo da solidariedade, especialmente com os pobres e desamparados", disse o pontífice.

No discurso, escrito originalmente em português e fornecido pelo Vaticano antes de sua chegada, o Papa disse que essa primeira viagem à América Latina, tem um caráter "essencialmente religioso", e seu objetivo é estimular a ação missionária no continente.

O aborto tem alimentado polêmica no Brasil e em outros países católicos, como México e Portugal, que recentemente legalizaram o aborto. Ao mesmo tempo, ressaltou o necessário cuidado com os pobres.

"Sei que a alma deste povo (brasileiro), bem como de toda a América Latina, conserva valores radicalmente cristãos que jamais serão cancelados", afirmou o Papa, na base aérea de Cumbica, em Guarulhos, São Paulo, onde foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ele procurou ainda justificar que o Vaticano se posiciona sobre determinados temas para orientar a comunidade católica, de 1,1 bilhão de fiéis no mundo todo, mas salientou que a decisão final cabe aos fiéis. A Igreja Católica condena o uso de contraceptivos, é contra o divórcio, a ordenação de mulheres e tem posições consideradas ultrapassadas por parte expressiva dos católicos brasileiros.

"A Igreja quer apenas indicar os valores morais de cada situação e formar os cidadãos para que possam decidir consciente e livremente", continuou o Papa. "Neste sentido, não deixará de insistir no empenho que deverá ser dado para assegurar o fortalecimento da família, como célula mãe da sociedade; da juventude, cuja formação constitui um fator decisivo para o futuro de uma nação; e, finalmente, mas não por último, defendendo e promovendo os valores subjacentes em todos os segmentos da sociedade, especialmente dos povos indígenas."

Com agências

  • Imprima esta notícia
  • Envie esta notícia por e-mail
Marcelo Pereira/Terra O Papa defendeu o fortalecimento da identidade da Igreja Católica O Papa defendeu o fortalecimento da identidade da Igreja Católica

Busca

Busque outras notícias no Terra: