PUBLICIDADE

Vice-primeira-dama dos EUA vai a favelas do RJ conhecer projetos sociais

29 mai 2013 - 13h02
(atualizado em 4/6/2013 às 15h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Jill Biden, mulher do vice-presidente dos EUA, visita a comunidade do Cantagalo-Pavão Pavãozinho
Jill Biden, mulher do vice-presidente dos EUA, visita a comunidade do Cantagalo-Pavão Pavãozinho
Foto: Marcus Vinicius Pinto / Terra

Jill Biden, mulher do vice-presidente americano, Joe Biden, aproveitou a visita oficial do marido ao Rio de Janeiro para conhecer um projeto social na comunidade do Cantagalo-Pavão Pavãozinho. A vice-primeira-dama é educadora e dona de um colégio nos Estados Unidos, e ressaltou a importância de projetos sociais em comunidades para não só dar mais oportunidade às pessoas, "mas para mudar a qualidade de vida de uma comunidade". "Sei que muitas vezes vocês se sacrificam para frequentar a escola, mas têm que saber que isso é muito importante" disse Jill, que estave acompanhada pelas netas Naomi e Maysa.

A vice-primeira-dama caminhou rapidamente pela comunidade acompanhada do presidente da associação de moradores, Luiz Bezerra, e ouviu um pouco da história do lugar. Jill também conheceu as histórias de oito pessoas que fazem parte do projeto Coletivo Coca-Cola, que funciona no local e dá capacitação profissional a cerca de 450 jovens por ano apenas no Cantagalo. O projeto está espalhado por 13 Estados brasileiros e atende cerca de 35 mil jovens, com idades entre 15 e 24 anos, todo ano.

Uma dessas jovens atendidas pelo projeto é Aline Arantes de Jesus, do Morro dos Macacos, na zona norte do Rio. Aos 14 anos, ela foi atingida por uma bala perdida e quase teve que abandonar os estudos - mas conseguiu terminar o ensino médio, entrou para o programa e hoje faz faculdade. "Hoje sou instrutora do projeto e sei que posso mudar a vida de uma pessoa com um bom dia, um sorriso", disse ela.

O programa capacita jovens para trabalhar em pequenos comércios e para entrar no mercado de trabalho com chances de sucesso iguais às de outros adolescentes. Jill ouviu também a história de Sideise Eloi, que hoje trabalha na Fundação Coca-Cola, mas que perdeu um irmão por envolvimento com o trafico de drogas na Rocinha. Começou a trabalhar aos 13 anos e mesmo tendo sido mãe aos 17, a garota não desistiu de estudar - hoje, ela tem pós-graduação em psicologia.

A mulher de Biden, as duas netas e o vice-presidente devem fazer uma visita ao Cristo Redentor na noite desta quarta-feira. Será uma visita exclusiva, nos mesmos moldes da feita pelo presidente americano, Barack Obama, em 2011.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade