PUBLICIDADE

Viagem ao Rio será a primeira oficial do Papa; veja números da visita

Cerca de 20 mil ônibus vão chegar à cidade e se juntar à frota de 9 mil coletivos que circulam diariamente pelo município

15 mai 2013 - 18h04
(atualizado em 20/5/2013 às 17h56)
Compartilhar
Exibir comentários

A Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, que acontece entre os dias 23 e 28 de julho, vai ser a primeira viagem oficial do Papa Francisco desde que foi eleito, no mês de março. Apesar de o evento ainda estar um pouco distante, números revelam sua grandiosidade. “É um número maior de pessoas do que uma Copa do Mundo e uma Olimpíada”, disse nesta quarta-feira o prefeito Eduardo Paes.

A prefeitura trabalha com a expectativa de 1,5 milhão de peregrinos. Por enquanto, a organização da Jornada já tem cadastradas 250 mil pessoas e espera que esse número chegue a 420 mil. “Mas há sempre aqueles que não se inscrevem e nem compram o kit do peregrino e decidem vir”, disse Paes. Sessenta mil voluntários devem ajudar no deslocamento das pessoas pelo Rio de Janeiro durante o evento.

Cerca de 20 mil ônibus vão chegar à cidade e se juntar à frota de 9 mil coletivos que circulam diariamente pelo município. Esses 20 mil coletivos, porém, terão regras específicas: passarão por um dos três pontos de triagem a mais de 100 quilômetros da cidade e por outros pontos de apoio, além de dois bolsões de estacionamento em pontos distantes do centro. “A previsão é de que 70% das pessoas se desloquem em ônibus durante o evento”, disse Paes.

Igreja comenta sobre agenda do Papa no Brasil:

A questão do alojamento ainda preocupa a organização. Até agora, já estão garantidos 270 mil leitos, incluindo 80 mil em 422 escolas municipais, 15 mil em 83 escolas estaduais, além do sambódromo - como foi utilizado na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, no ano passado. Durante os principais eventos, serão mobilizados 4.471 garis, 14 carros de varrição, 121 caminhões compactadores, 60 caminhões basculantes, 13 lava-jatos, 54 caminhões-pipa, 8 tratores de praia, 13 pás mecânicas e 3.730 contêineres para recolher lixo. Apenas na missa final, em Guaratiba, se espera recolher 900 toneladas de lixo.

A cidade vai ser sinalizada com mais de 600 placas e galhardetes, quatro portais de identificação e 650 cartazes em pontos de ônibus. Para Guaratiba, a prefeitura vai instalar 30 câmeras de monitoramento, que serão compradas em parceria com o governo federal e que, depois, serão realocadas na cidade. A prefeitura prevê lançar no dia 10 de julho um aplicativo para celular para informar aos peregrinos sobre os eventos. Além disso, vai instalar contêineres com informações sobre o evento. 

Papa Francisco no Brasil

Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

<a data-cke-saved-href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm" href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade