PUBLICIDADE

Veja como será a celebração de Corpus Christi nas capitais

29 mai 2013 - 13h31
(atualizado às 13h52)
Compartilhar
Exibir comentários

Será celebrado nesta quinta-feira, em todo o Brasil, o feriado de Corpus Christi: uma festa de origem católica que celebra o corpo de cristo. Sempre realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes, a celebração surgiu no século 13, na diocese de Liége, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, que recebia visões nas quais o próprio Jesus pedia uma festa anual em honra do sacramento da eucaristia.

No Brasil e em Portugal, assim como em vários países latinos, é costume ornamentar as ruas por onde passa a tradicional procissão com tapetes coloridos inspirados na presença do Corpo de Cristo. Confira a programação para o feriado de Corpus Christi pelo Brasil.

São Paulo

<p>A principal missa de São Paulo será celebrada na catedral da Sé</p>
A principal missa de São Paulo será celebrada na catedral da Sé
Foto: Futura Press

Na capital paulista, a principal celebração de Corpus Christi ocorre nesta quinta-feira, na catedral da Sé, no centro. A missa será celebrada às 9h, pelo arcebispo metropolitano dom Odilo Scherer. Em seguida, será feita uma procissão com o Santíssimo Sacramento.

Segundo a arquidiocese paulistana, a procissão sairá pela lateral da praça, deverá passar pelo Pátio do Colégio e seguir pela rua Boa Vista. Uma nova parada será feita no largo São Bento para uma bênção. Continuando, os fiéis devem passar pelo viaduto Santa Ifigênia até o largo com o mesmo nome, onde será dada uma bênção solene, encerrando a festa de Corpus Christi na cidade.

Rio de Janeiro

A programação de Corpus Christi no Rio de Janeiro começa às 10h desta quinta-feira, quando o arcebispo dom Orani João Tempesta celebra uma missa solene no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, que fica na igreja de Sant’Ana, à rua de Sant’Ana, no centro. A missa marca o encerramento da 87ª Semana Eucarística da arquidiocese, e que tem o tema “Venham, meus amigos! Sejam missionários!”

<p>No rio, fiéis também costumam se reunir para confeccionar os tapetes</p>
No rio, fiéis também costumam se reunir para confeccionar os tapetes
Foto: Luiz Gomes / Futura Press

Segundo a arquidiocese carioca, jovens que vão participar da Jornada Mundial da Juventude em julho estão encarregados de confeccionar os tradicionais tapetes de Corpus Christi na avenida República do Chile. Esse tapete, que começa em frente à Catedral de São Sebastião e termina na altura da rua Senador Dantas - numa extensão de aproximadamente 400 metros -, será formado por quadros retratando diversos temas eucarísticos e religiosos.

A montagem dos tapetes pelos jovens começará às 5h de amanhã. A procissão terá início às 16h. Saindo da igreja da Candelária, a procissão seguirá pelas avenidas Rio Branco, Almirante Barroso e República do Chile, prosseguindo até a Catedral de São Sebastião. Após a chegada, Dom Orani falará aos fiéis e dará a bênção com o Santíssimo Sacramento. As homenagens serão encerradas com missa solene, no interior da catedral.

De acordo com a arquidiocese, os fiéis são convidados a levarem pelo menos um quilo de qualquer alimento não perecível, que será doado para pessoas carentes. Os alimentos devem ser entregues na catedral, após a procissão.

Porto Alegre

Porto Alegre celebrará o Corpus Christi nesta quinta-feira, às 15h, no largo Zumbi dos Palmares (Epatur) durante missa presidida por dom Dadeus Grings, arcebispo metropolitano. Após a celebração, uma procissão deve sair pela perimetral, passando pela avenida Loureiro da Silva, seguindo até a Igreja Nossa Senhora da Conceição, onde acontece a bênção do Santíssimo.

Mais cedo, por volta de 10h, será celebrada no Cemitério dos Padres, na Glória, uma missa pelos padres falecidos.

Curitiba

Mais de 150 mil fiéis são aguardados para a celebração de Corpus Christi em Curitiba. Na programação está prevista a animação do padre Reginaldo Manzotti a partir das 14h30, em um palco montado em frente à Catedral Basílica. A missa na capital paranaense acontecerá às 15h e, às 16h30, terá início a procissão pelas ruas da cidade.

Tapetes coloridos enfeitam as ruas de Curitiba
Tapetes coloridos enfeitam as ruas de Curitiba
Foto: Arquivo / Futura Press

Segundo a arquidiocese curitibana, os fiéis partem pela avenida Cândido de Abreu até o Palácio Iguaçu, onde será encerrada com a bênção eucarística por Dom Moacyr José Vitti, arcebispo metropolitano. 

A extensão do tapete de Corpus Christi de Curitiba é de 1.711 metros, indo do Obelisco de Nossa Senhora, ao lado da Catedral, até o Palácio Iguaçu. Os tapetes que envolvem as ruas do centro são confeccionados com flores, serragem, pó de café e materiais reciclados. Nos tapetes são reproduzidas figuras de Jesus Cristo, da Santa Ceia, do cálice e da Virgem Maria, entre outros símbolos religiosos. A partir das 5h30 da manhã, membros da organização começam a demarcar a área de confecção, que contará com a ajuda de 2 mil fiéis.

Recife e Olinda

Em Pernambuco, o Dia de Corpus Christi será celebrado nas 109 paróquias do Estado. O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, preside uma missa às 9h, na Igreja Catedral da Sé de Olinda. A celebração deve reunir centenas de fiéis.

Após a missa e sob o badalar dos sinos da catedral, todos seguirão em procissão com o Santíssimo Sacramento pela rua decorada com um tapete de cerca de 500 metros confeccionado pelos 40 seminaristas da arquidiocese. Pela segunda vez, a rua do Sítio Histórico de Olinda será enfeitada para o cortejo.

Durante o percurso, o arcebispo concederá a Bênção do Santíssimo em três locais: em frente ao Museu de Artes Sacra de Pernambuco, no Convento das Doroteias e na Igreja da Misericórdia. Na Igreja, será feito um momento de adoração e dada a bênção final.

Belo Horizonte

<p>A tradição dos tapetes existe em cidades brasileiras, como São João Del Rei, Minas Gerais (foto) e portuguesas</p>
A tradição dos tapetes existe em cidades brasileiras, como São João Del Rei, Minas Gerais (foto) e portuguesas
Foto: Futura Press
Em Belo Horizonte, várias paróquias vão participar das comemorações do Corpus Christi. No centro, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário inicia o dia com uma missa campal no adro da igreja. Logo após, uma procissão segue pelo tapete de serragem até a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, passando pelo centro histórico da cidade.

Na capital mineira, o bispo dom Wilson Luís Angotti Filho celebra a  eucaristia às 16h, com os idosos do Lar Senhor Bom Jesus, no Santuário Arquidiocesano Senhor Bom Jesus. Já o bispo João Justino de Medeiros Silva celebra a eucaristia às 17h30, na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.

Salvador

Na capital baiana, várias paróquias participam da celebração de Corpus Christi nesta quinta-feira. Na Arquidiocese de Salvador, os fieis participarão de uma missa presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, na Catedral Basílica (Terreiro de Jesus), às 8h.

Em seguida acontecerá uma procissão com o Santíssimo Sacramento, que passará pela praça Castro Alves, Carlos Gomes, retornará na Casa d’Itália, percorrerá a avenida Sete de Setembro até a Câmara Municipal de Salvador, de onde será dada a bênção com o Santíssimo.

Brasília

<p>Tradicional tapete na esplanada dos ministérios, em Brasília</p>
Tradicional tapete na esplanada dos ministérios, em Brasília
Foto: EFE

Arquidiocese de Brasília celebrará a festa de Corpus Christi  na Esplanada dos Ministérios. A celebração terá inicio às 6h30 com a montagem de 30 quadros formando o tradicional tapete com a participação dos grupos jovens da cidade, logo após, oito bandas católicas revezam o palco para se apresentarem. A expectativa é que 80 mil pessoas participem da solenidade.

Presidida pelo arcebispo de Brasília, dom Sergio da Rocha, a missa terá inicio às 17h.  Após a celebração, os fiéis seguem em procissão pela Esplanada dos Ministérios. Durante a procissão, três bênçãos serão concedidas: pelos doentes, pelos governantes e pelas famílias. E para encerrar, duas bandas finalizam os festejos.

Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade