PUBLICIDADE

vc repórter: termômetro de rua registra 45°C em Jequié

4 mar 2009 11h47
Publicidade

Cercado por morros na região central da Bahia, o município de Jequié é conhecido pelo calor ao longo de todo o ano. Nesta semana, um morador fotografou um termômetro de rua instalado no centro da cidade marcando 45°C. A temperatura registrada, entretanto, é colocada em dúvida pelo 4º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Urbanização, asfalto escuro e presença de prédios no local do termômetro pode ter influenciado registro incorreto
Urbanização, asfalto escuro e presença de prédios no local do termômetro pode ter influenciado registro incorreto
Foto: Antonio Souza / vc repórter

De acordo com a meteorologista Cláudia Valéria Silva, a Bahia está registrando nesta semana temperaturas máximas na faixa dos 36°C. Em Jequié, não há estação de monitoramento da temperatura, o que impede a comprovação da veracidade da informação.

Segundo ela, fatores como urbanização, asfalto escuro e a presença de prédios no local de instalação do termômetro pode influenciar o registro incorreto da temperatura. "Normalmente, nessas características, os termômetros de rua de Salvador costumam apontar 3°C acima da temperatura real", informa a meteorologista.

Apesar disso, o clima e a geografia de Jequié contribuem para o calor. A cidade é cercada por morros, o que reduz a circulação de ventos. A cidade, assim como todo o Nordeste, não tem estações do ano bem definidas, o que concentra as chuvas em um período entre quatro e cinco meses no ano. No verão, a estiagem predomina e faz elevar a temperatura.

O internauta Antonio Souza, de Jequié (BA), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Publicidade