PUBLICIDADE

vc repórter: termômetro de rua registra 45°C em Jequié

4 mar 2009 - 11h47
Compartilhar

Cercado por morros na região central da Bahia, o município de Jequié é conhecido pelo calor ao longo de todo o ano. Nesta semana, um morador fotografou um termômetro de rua instalado no centro da cidade marcando 45°C. A temperatura registrada, entretanto, é colocada em dúvida pelo 4º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Urbanização, asfalto escuro e presença de prédios no local do termômetro pode ter influenciado registro incorreto
Urbanização, asfalto escuro e presença de prédios no local do termômetro pode ter influenciado registro incorreto
Foto: Antonio Souza / vc repórter

De acordo com a meteorologista Cláudia Valéria Silva, a Bahia está registrando nesta semana temperaturas máximas na faixa dos 36°C. Em Jequié, não há estação de monitoramento da temperatura, o que impede a comprovação da veracidade da informação.

Segundo ela, fatores como urbanização, asfalto escuro e a presença de prédios no local de instalação do termômetro pode influenciar o registro incorreto da temperatura. "Normalmente, nessas características, os termômetros de rua de Salvador costumam apontar 3°C acima da temperatura real", informa a meteorologista.

Apesar disso, o clima e a geografia de Jequié contribuem para o calor. A cidade é cercada por morros, o que reduz a circulação de ventos. A cidade, assim como todo o Nordeste, não tem estações do ano bem definidas, o que concentra as chuvas em um período entre quatro e cinco meses no ano. No verão, a estiagem predomina e faz elevar a temperatura.

O internauta Antonio Souza, de Jequié (BA), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
TAGS
Publicidade